BASF apresenta tendências de cores automotivas


O título da nova coleção da BASF, RAW, visa transmitir a expectativa dos designers de fazer mais do que criar novas cores automotivas. Os profissionais da divisão BASF Coatings começaram a projetar conceitos essenciais de coloração. A coleção 2015-2016 da empresa apresenta abordagens para a exibição de tendências sociais e as traduz em cores distintas.


“Por meio da coleção RAW, desafiamos continuamente as atitudes consumistas e buscamos por alternativas em nível global”, diz Astrid Van der Auwera, membro do Marketing Estratégico Global da BASF Coatings.


O manual de evolução da RAW direciona essas mudanças complexas e indica como a demanda para mais personalidade/originalidade, ao invés de mais marketing, pode ser implementada em cores automotivas no futuro. Por exemplo, nos próximos anos, as tintas vão empregar texturas e revestimentos para moldar a autenticidade dos carros.


As tecnologias digitais estão mudando drasticamente o nosso consumo e hábitos de viver. No futuro, a “Internet das Coisas” – que pretende juntar o mundo físico e o digital à rede mundial de computadores, interligando itens do dia a dia – irá nos envolver em um diálogo com nossos meios a todo momento. Essa interatividade é um critério importante para desenvolver a pigmentação, que se manifesta em particular na tonalidade azul.


“Cores com um caráter técnico geralmente possuem efeitos complexos que especificamente interagem com a incidência da luz”, explica Mark Gutjahr, Chefe de Design da divisão da BASF Coating, na Europa. “O azul vai representar um papel importante nesse campo e irá, apesar de registros automobilísticos menores nos últimos anos, aumentar”. De acordo com a empresa, os diferentes tons refletem as possibilidades versáteis do mundo em progresso: o mercado verá tudo, de tons de azul claro até azul escuro.


Além do visual brilhante, as cores automotivas modernas também podem combinar fortes nuances coloridas. Isso mostra que a coloração pode ser usada como um ativador para a percepção sensorial: vermelho intenso, laranja e amarelo brilhantes criam uma


aparência que, conectada com materiais utilizados no automóvel, evoca associações distintivas.


No futuro, para expandir a tonalidade da cor e atingir impressões diferentes, efeitos serão usados deliberadamente no mercado automotivo europeu. O XSpark, uma pintura de efeito especial que já recebeu o Red Dot Award, um dos prêmios de design mais importantes do mundo, oferece à divisão um efeito particularmente luxuoso e elegante. Dependendo de como a luz atinge pequenas partículas de vídeo na pintura, um brilho distinto é gerado.


Pela primeira vez, o manual de tendência não combina exclusivamente cores, mas também materiais inovadores para o futuro. Em colaboração com os designers da BASF Coatings, a designfabrik escolhe cinco materiais da companhia que suportam a mudança tecnológica e ajuda a criar uma nova aparência estética – pela performance, beleza e opções de aplicação.

Divulgação BASF
Divulgação BASF