Sete em cada dez grandes empresas brasileiras vêm investindo na inovação tecnológica para se destacarem e se tornarem competitivas no mercado interno, revelou na última terça-feira (26) a Sondagem de Inovação Tecnológica, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Para Reginaldo Arcuri, presidente da entidade,os resultados da pesquisa são positivos.“São números excelentes, que indicam a consciência do empresariado brasileiro da necessidade de inovar para garantir presença no mercado”, avaliou. Com relação ao trimestre anterior, foi registrado um crescimento de 52,4% para 57% em inovação de produto, com lançamento de produtos já existentes no mercado nacional.
No entanto, a diretora da ABDI Maria Luisa Leal estima que ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre inovação nas empresas, já que esta é apenas a segunda edição da sondagem.
“Não temos ainda uma série histórica, portanto não é possível saber se há algum fator sazonal nesses números. O importante é perceber que as grandes empresas, que orientam a inovação para outros setores, estão investindo para se tornar mais competitivas, tanto no mercado nacional quanto no exterior”, afirmou.