A fabricante de ônibus Daimler Buses, rodou com o CityPilot pela primeira vez de forma autônoma em uma rota de aproximadamente 20 quilômetros nas proximidades de Amsterdam, na Holanda, em uma situação de tráfego real. Num trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, o inovador veículo anda em velocidades de até 70 km/h, com precisão de centímetros nos pontos de embarque e semáforos. O veículo sai automaticamente, atravessa túneis, freia ante os obstáculos e pedestres e se comunica com os semáforos. O motorista continua presente e monitora o sistema, mas tem uma tarefa muito mais fácil do que antes.
Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses: “Há quase dois anos, mostramos com nosso Highway Pilot que a condução autônoma tornará o transporte por caminhões em longas distâncias mais seguro e mais eficiente. Agora, estamos colocando esta tecnologia em nossos ônibus urbanos com o CityPilot. Este sistema é um desenvolvimento avançado do Highway Pilot, especialmente voltado às grandes cidades. Ele nos permite andar de forma parcialmente autônoma em faixas de ônibus especialmente demarcadas. Isso torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo. Mais pessoas podem se deslocar de A para B com mais velocidade, pontualidade e conforto”.
Hartmut Schick, chefe mundial da Daimler Buses: “Estamos investindo cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento de nossa linha de ônibus. As vantagens do CityPilot para os nossos clientes são claras: o Future Bus utiliza combustível de forma eficiente e com mínimo esforço do motor. Isso tem um impacto positivo nos custos operacionais e de manutenção, na vida útil e na disponibilidade do veículo”.
CityPilot para condução autônoma
O primeiro passo rumo a uma condução totalmente automatizada com ônibus urbano consiste em linhas BRT com faixas exclusivas. O Mercedes-Benz Future Bus reconhece se a via é adequada para condução autônoma e informa ao motorista, que precisa apenas pressionar um botão para ativar o CityPilot. Uma condição fundamental é que ele não pressione o acelerador e nem o pedal do freio e também não movimente o volante, pois qualquer uma de suas operações se sobrepõe ao CityPilot. Aliás, o motorista tem sempre a responsabilidade sobre a condução e pode assumir o comando a qualquer momento.
O protótipo compreende sistemas de assistência à condução já conhecidos, como os usados em ônibus Mercedes-Benz, por exemplo, assim como sistemas adicionais que foram trazidos da Daimler Trucks e adequados para uso no trânsito urbano. O equipamento inclui radar de longo e curto alcance, um grande número de câmeras e o sistema de navegação GPS controlado por satélites. A conectividade inteligente das câmeras com sensores é pioneira e permite criar um panorama preciso do entorno do veículo e determinar a posição exata do ônibus.
O Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot aumenta significativamente a segurança viária. Graças ao seu estilo de condução antecipatório, ele aumenta a eficiência, exige menos esforço do motor e reduz o consumo de combustível e as emissões. E com seu deslocamento suave, também aumenta o conforto dos passageiros.
Design interno
Para o ônibus urbano do futuro, a equipe da Daimler Buses desenvolveu uma visão específica e atrativa para o transporte público que rompe com muitas convenções. Com cerca de 12 metros de comprimento, este veículo, baseado no global Citaro, toma caminhos completamente novos em termos de design.
O interior é amplo e iluminado. Com piso baixo, o ônibus é dividido em três áreas. A chamada área de “serviço” fica na frente, junto ao motorista. A área “expressa” fica no meio do veículo, destinada às pessoas que farão pequenos percursos – elas ficam em pé, o que favorece o rápido fluxo de passageiros. Na parte traseira, localiza-se o “lounge”, onde os passageiros passam mais tempo – ali, os smartphones podem ser carregados sem fio.
O cockpit foi totalmente reprojetado. O motorista recebe as informações necessárias num grande mostrador com estilo de apresentação inovador e pode se concentrar totalmente em suas tarefas principais. Um sistema de passagens eletrônico elimina a venda e conferência convencional dos tíquetes pelo motorista. O sistema de passagens é um importante elemento da conectividade do ônibus.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz