A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, destaca sua solução HELICOIL® – um inserto metálico de alta resistência -, como opção para recuperação de roscas danificadas (ou espanadas), ou mesmo reforçar roscas (compostas por materiais leves, como alumínio e magnésio), mantendo a mesma qualidade dimensional e padrões tecnológicos de produção.
O CEO da Böllhoff Brasil, Flávio Silva, destaca que há décadas, o produto tem sido produzido pela unidade brasileira do grupo alemão, tornando-o referência no mercado. “O HELICOIL® tem atendido prontamente à demanda das indústrias no Brasil. Sua aplicação pode trazer benefícios para diversas indústrias, como no uso para a retificação de motores e recuperação de rosca de vela”, diz. “Hoje, o maior volume fabricado pela Böllhoff é aplicado em peças de alumínio para a linha de veículos pesados e, neste caso, o item já é incorporado pelo fabricante desde o início do projeto – o que reduz custos de produção. Também prevemos forte tendência para uso no setor de carros elétricos, que requerem alta resistência mecânica das peças em alumínio, especialmente no módulo da bateria”, completa.
Além do setor automotivo, outras indústrias que potencialmente podem utilizar o produto são: de energia eólica, agrícola e aeroespacial.
A Böllhoff lista os demais benefícios do uso do HELICOIL®, visando garantir a recuperação e a alta resistência de roscas:
- Redução de custos na produção;
- Redução de torção dos parafusos;
- Distribuição otimizada das forças de aperto;
- Alta resistência contra corrosão;
- Possibilidade de uso de parafusos menores.
Flávio Silva ainda alerta que aumentar o tamanho da rosca (para correção de roscas espanadas) e, consequentemente, realizar a troca do parafuso, não são boas opções e podem elevar os custos. “Também é comum ver a substituição por buchas metálicas e isto pode trazer futuros problemas relacionados à corrosão e resistência, sem contar o risco de travamento mecânico com deformação. Após instalado, o HELICOIL® não necessita de travamento adicional e, uma vez montado, não é possível removê-lo com facilidade, garantindo a tranquilidade aos clientes de que o inserto não será removido na desmontagem do parafuso”, comenta.