Estudo realizado pela Harris Interactive, empresa especializada em pesquisa de mercado, por encomenda da SAP aponta a tecnologia Machine to Machine (M2M), que permite a comunicação entre máquinas, como uma inovação tecnológica semelhante ao surgimento da internet.
A pesquisa foi realizada online com 751 responsáveis pela área de TI no Brasil (126), China (125), Alemanha (125), Índia (125), Reino Unido (125) e Estados Unidos (125), entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013.
De acordo com o estudo, 30% dos líderes de TI concordam que a criação de cidades inteligentes é o maior benefício proporcionado pelo uso de M2M. Para a maioria dos entrevistados, a tecnologia fornece uma melhor percepção a empresas e profissionais, incluindo a capacidade de reagir a eventos do mundo real, além de níveis mais altos de eficiência, produtividade e colaboração no dia a dia das organizações. A capacidade de aumentar a mobilidade das equipes também foi identificada como uma grande oportunidade para a tecnologia M2M no mercado.
Os resultados da pesquisa identificam que a maioria dos líderes dos seis países vê a tecnologia como a evolução natural da “consumerização da TI”: processo em que colaboradores levam ou acessam do trabalho tecnologias pessoais, como smartphone, tablet, mídias sociais, entre outras.
“O número de dispositivos conectados à internet deve chegar a 50 bilhões até 2020 e os consumidores estão desempenhando um papel fundamental nessa transformação”, diz Sanjay Poonen, presidente de Soluções Tecnológicas e diretor da divisão de Mobilidade da SAP. “Hoje, a tecnologia M2M é usada principalmente para coletar grandes volumes de dados de máquinas e pessoas. O conceito de ‘Internet das Coisas’ vai além de integrar apenas máquinas, pessoas, sistemas de ERP e CRM e outras fontes de informação como mídias sociais. Ele também analisa e faz uso de todos esses dados. Em breve, as pessoas vão interagir com dispositivos que, por sua vez, vão cruzar dados para fornecer produtos e serviços personalizados ao consumidor em tempo real”.
“A proliferação de smartphones e outros dispositivos móveis conectados à Internet vai permitir que as cidades repensem suas atuais abordagens para informação e comunicação. De máquinas de venda (vending machines) e automóveis a casas e cidades conectadas, podemos, agora, transformar grandes volumes de dados em profundo conhecimento para ser usado nos processos de decisões em tempo real” afirma Douglas Gilstrap, vice-presidente sênior e líder de estratégia da Ericsson.
Mesmo com uma série de oportunidades ou benefícios da tecnologia M2M, a maioria dos entrevistados em todos os seis países citou pelo menos um obstáculo para a sua adoção. Os líderes de TI indicaram a falta de conhecimento necessário para gerenciar a adoção e a segurança da M2M como a maior barreira para o uso da tecnologia: Índia (66% dos entrevistados), Brasil (62%), Estados Unidos (57%), Alemanha (56%) e Reino Unido (50%). A China (65%), por outro lado, indicou como obstáculo a gerência e a análise de todos os dados resultantes da M2M em tempo real.
“Os benefícios dessa tecnologia são inegáveis, mas existem barreiras para a adoção de soluções M2M, tais como a falta de soluções completas para vários setores, gerenciamento, problemas relacionados com segurança e Big Data e a deficiência de soluções de conectividade globais adequadas para empresas multinacionais”, comenta Poonen.