Alemanha envia ajuda ao Japão

Em todo mundo, mensagens de apoio e consternação dominam a mídia e as conversas, após o devastador desastre natural ocorrido no Japão. Na sexta-feira (11), imediatamente após o terremoto seguido de um tsunami, o Governo Federal da Alemanha comprometeu-se a ajudar o povo japonês. “O Japão deve saber que a Alemanha está ao seu lado neste difícil momento”, disse a Chanceler Federal Angela Merkel, em um telegrama de condolências ao Primeiro Ministro japonês, Naoto Kan, e às milhares de famílias que sofrem com as consequências do drama.


Na noite de sábado (12), após uma reunião com representantes departamentais, Merkel reiterou que a Alemanha não ajudará apenas em um primeiro momento. “Vamos oferecer ajuda também a longo prazo, no sentido de ajudar na reconstrução do país. Ainda não há uma imagem clara de toda a situação, mas a extensão dos danos é quase impalpável”, afirmou.


A primeira ajuda vinda da Alemanha já está no Japão. Uma equipe de 46 especialistas da Agência de Técnicos de Socorro (THW) chegou ao país e já ajuda no resgate e recuperação de pessoas em áreas de desastres, informou o Ministro do Interior da Alemanha, Hans-Peter Friedrich.


Guido Westerwelle, Ministro alemão das Relações Exteriores, também expressou suas condolências às vítimas e reforçou o apoio da Alemanha. Westerwelle também falou que até o momento não há registro de vítimas alemãs. Dos quase cinco mil alemães que vivem no Japão, cerca de 100 moram na conturbada região nordeste do país, a mais afetada pelo desastre.

Regierungonline/Reprodução
Regierungonline/Reprodução