Anunciada como bola oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a ser realizada na Rússia de 14 de junho a 15 de julho, a Telstar 18 contém borracha ecologicamente correta e é fabricada pela ARLANXEO na unidade do Rio Grande do Sul. A borracha EPDM Keltan Eco é a primeira do mundo fabricada com etileno de base biológica extraído da cana de açúcar. Aplicada na camada de espuma, logo abaixo da superfície da bola, a borracha têm densidade, dureza, peso e elasticidade adequada para amortecer os chutes. A bola feita com Keltan resiste as condições climáticas e foi testada em jogos de grandes clubes, como o Real Madrid, e também em outras aplicações fora do esporte, como na indústria automobilística. “A sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo. Queríamos criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que possuem características de alta performance e são sustentáveis”, diz Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol na Adidas AG. Graças à matéria-prima natural, a borracha Keltan Eco possui uma pegada de carbono significativamente mais baixa do que polímeros derivados de petróleo fóssil.
A Telstar 18 foi inspirada na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 1970, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato. Na época, os pentágonos pretos e hexágonos brancos foram uma verdadeira revolução de design. Agora, a Adidas equipou a nova Telstar 18 com a mais recente tecnologia, um novo design de painel e uma estrutura de superfície otimizada. Com um chip da NFC embutido na bola, os fãs podem obter conteúdo personalizado através de smartphones e interagir com uma comunidade ao redor do mundo.
A KELTAN Eco é a primeira borracha EPDM comercial do mundo produzida de matéria-prima de base biológica. O etileno utilizado neste processo é derivado da cana de açúcar. Benefícios da KELTAN Eco incluem: Conteúdo de base biológica de até 70%, dependência reduzida de recursos fósseis e pegada de carbono reduzida. Desde o final de 2011, a ARLANXEO produz borracha EPDM de base biológica em sua planta de Triunfo, no Brasil. O etileno de base biológica é produzido pela Braskem, parceira da ARLANXEO, e flui diretamente por tubulações para a planta de EPDM. Avaliações de Ciclo de Vida Independentes de Keltan Eco EPDM em comparação a seu produto de EPDM da Keltan equivalente mostraram que a emissão de CO2 é reduzida em mais de 50%. KELTAN® Eco é uma marca registrada da ARLANXEO Netherlands B.V.
Foto: Divulgação Adidas