De acordo com uma pesquisa da SAP realizada em 17 países, oito em cada dez consumidores desejam ter mais interações comerciais por meio de dispositivos móveis com bancos, operadoras de telecomunicação, varejistas, companhias de serviços públicos e outras organizações.
Embora as conclusões indiquem que os consumidores querem mais serviços de comércio por meio dos celulares em todo o mundo, os elementos que impulsionam ou causam barreiras para a adoção mais ampla dos telefones celulares variam dentro de diferentes países e setores. Mercados emergentes, como África do Sul, Arábia Saudita e China apresentam um ritmo mais acelerado de mudança, com 96% dos entrevistados expressando o desejo de usar o celular para comprar bens ou serviços. Em mercados maduros, como Japão, Estados Unidos e Alemanha este índice é inferior, chegando a 59%.
De modo geral, o estudo revela que 64% consumidores estariam mais propensos a elevar o uso de serviços de comércio móvel se tivessem mais escolhas de meios de pagamento. Para 51% dos entrevistados, se os pagamentos móveis fossem aceitos por mais varejistas isso também contribuiria para um maior uso do serviço. Outras conclusões do estudo que chamam a atenção é que 41% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que é fundamental receber atualizações regulares de ofertas e conteúdos e 32% apontam que sentem a necessidade das empresas incentivar mais a compra de produtos e serviços pelo canal móvel.
O estudo também revela importantes conclusões sobre o que impede os consumidores de usar mais serviços e transações comerciais móveis. Quase a metade dos entrevistados em todo o mundo (46%) indicou que não gostam de fornecer muitas informações pessoais. Outras barreiras apontadas: 45% das pessoas se preocupam com a questão da segurança das informações e 43% indicam a falta de acesso à Internet no momento da transação como outros fatores que dificultam o uso do serviço.
Para Fabian Valverde, diretor de mobilidade da SAP Brasil, os consumidores estão exigindo mais serviços de comércio móvel e também esperam utilizar os dispositivos móveis de maneira mais simples e eficaz. “Mesmo com os avanços, as empresas ainda devem fazer um esforço maior para fornecer aos consumidores facilidade de uso e benefícios nas interações e transações móveis. A tecnologia móvel é um canal de comunicação ´tudo em um´, agregando cartão fidelidade, dinheiro, rastreador de localização e cartão de crédito. Desta forma a mobilidade oferece às empresas uma ótima oportunidade de se conectarem aos consumidores exclusivamente via celular ou como parte de uma mistura multicanal”.
O estudo destaca também que 63% dos consumidores estão usando seus aparelhos em atividades diferentes do que apenas fazer ligações e enviar mensagem de texto. Metade dos usuários de celulares (50%) acessa a Internet pelo menos uma vez por dia pelo telefone e quase um terço (32%) usam o aparelho para comprar produtos ou serviços.