Alemanha: roteiros com patrimônios da UNESCO

O Destino Alemanha é reconhecido internacionalmente por suas atrações culturais e naturais, que oferecem aos viajantes de todo o mundo inúmeros motivos para visitar o país. Para ampliar o conhecimento público destas atrações em âmbito global, o Escritório Nacional de Turismo Alemão (GNTB) está colocando os 38 Patrimônios Mundiais da UNESCO na Alemanha no centro de suas atividades de marketing em 2014. Em um trabalho conjunto com a Comissão Alemã da UNESCO e a Associação Alemã de Patrimônio Mundial da UNESCO, promove este tema com o título “Patrimônio Mundial da UNESCO – Turismo Cultural e Natural Sustentável”. “A partir de um amplo programa de atividades de vendas e marketing e do resultado de efeitos multiplicadores, esperamos atingir mais de 700 milhões de contatos com nossa campanha da UNESCO em 2014,” afirmou Petra Hedorfer, presidente do GNTB.

O escritório do Turismo Alemão no Brasil apresentou, nesta quarta-feira (9), os oito roteiros turísticos criados para destacar os patrimônios da UNESCO. Os roteiros passam por cidades como Frankfurt, Colônia, Berlim e Munique, e propõe rotas entre as cidades que permitem ao viajante conhecer os patrimônios, bem como as atrações turísticas tradicionais das regiões.

Atividades de marketing para o tema de 2014

O GNTB planeja realizar uma ampla gama de atividades para elevar o nível de conhecimento dos Patrimônios Mundiais da Alemanha na mídia global, incluindo 30 coletivas de imprensa, eventos de RP e viagens de jornalistas. O tema será promovido principalmente para a indústria global de viagens em diversos eventos de vendas: um total de 45 feiras turísticas, roadshows e workshops foram planejados em todo o mundo. Uma brochura sobre viagens culturais de alta qualidade e uma inserção sobre cultura em jornais diários de alta circulação, revistas especializadas e mídia focada em lifestyle serão usadas para atingir os consumidores internacionalmente. O GNTB também promoverá o tema em campanhas de marketing de cross media. A plataforma central online é o site do GNTB, que apresenta conteúdo aprofundado sobre o Patrimônio Mundial da Alemanha na página www.germany.travel/unesco2014, em 30 idiomas.

A página oferece ao usuário acesso a uma galeria de fotos de todos os sítios da UNESCO, um mapa interativo, o feed do Instagram do GNTB, listas de eventos e campanhas específicas por mercado. O microssite, que foi otimizado para smartphones e tablets, também conecta diretamente com o guia interativo de viagens “Everplaces” e com o aplicativo que acompanha o “Welterbe” (patrimônio mundial), que está disponível para aparelhos Apple e Android. Com este aplicativo, os usuários podem descobrir, por exemplo, as oito rotas regionais da UNESCO na Alemanha.

Também existem planos para atividades de mídia social nos mercados mais relevantes como parte da campanha de marketing da UNESCO. No primeiro semestre de 2014, o GNTB estará executando uma de suas principais iniciativas de mídia social, uma competição no Facebook convidando as pessoas a viajar pelo tempo na Alemanha. O GNTB desenvolveu um aplicativo para Facebook especialmente para a campanha. Ele permite que os usuários criem sua própria viagem pelo tempo pelos sítios da UNESCO, oferecendo a eles a oportunidade de ganhar viagens pelas rotas da UNESCO e para atrações individuais.

©Aachen Tourist Service e.V.
©Aachen Tourist Service e.V.