Publicidade

Economia Mercado
11 de julho de 2016

Pesquisa exclusiva revela consequências do Brexit na Alemanha

Por Stephanie M. Viehmann

Nenhuma imagem disponível na galeria.

EuroA DIHK (Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria) divulgou esta semana o resultado de uma pesquisa realizada pelas IHKs (Industie- und Handelskammern – Câmaras de Comércio e Indústria da Alemanha) com participação de mais de 5.600 empresas sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (Brexit).

Exportações e importações sofrem declínio a médio prazo

Após a decisão de desligamento do Reino Unido (RU) da União Europeia (UE), empresas na Alemanha esperam um desenvolvimento mais fraco das exportações para o RU a curto prazo. As importações para a Alemanha também sofrerão com o atual crescimento da insegurança conjuntural do RU. Dois terços das empresas contam com um comércio bilateral constante durante os dois anos de transição e negociação.

Após concluída a saída do bloco, metade das empresas espera declínio das importações do RU. Na indústria alimentícia, esta porcentagem sobe para mais de dois terços das empresas que esperam o declínio das exportações. Para o setor isto demonstra a importância do mercado interno. Um Brexit efetivo terá, portanto, um efeito negativo sobre a relação econômica com a Alemanha.

Investimentos estáveis na Alemanha

O Brexit não surtirá efeitos no âmbito de investimentos na Alemanha: 91% das empresas perguntadas não planejam reajustes nos investimentos e 95% delas não têm a intenção de aumentar ou reduzir sua atuação na Alemanha. As consequências serão definidas a longo prazo com as negociações de saída do RU. Entretanto, as filiais de empresas britânicas localizadas na Alemanha planejam reagir a curto prazo: 21% das instalações britânicas querem investir mais na Alemanha e até ¼ das empresas quer aumentar sua atuação no país. Um sinal do deslocamento do local principal de negócios das Ilhas para os países integrantes da União Europeia – desta forma, também a Alemanha.

Declínio dos investimentos no Reino Unido

Os investimentos de empresas alemãs no RU irão, segundo todas as previsões, sofrer um declínio por conta do Brexit. Mais de 35% das empresas alemãs com filiais no Reino Unido querem reajustar seus budgets de investimentos para baixo. Somente 7% querem aumentar suas despesas. Adicionalmente, 26% delas planejam uma atuação com menos empregados. A maioria, entretanto, conta com um desenvolvimento igual, por hora. Estes números apontam que a posição econômica do Reino Unido se enfraquecerá claramente por conta do Brexit.

Benefícios do mercado interno deixam de valer

Como o maior risco da saída do Reino Unido da União Europeia as empresas alemãs enxergam o aumento das barreiras não tarifárias, por meio de burocracias adicionais, certificações ou ainda diferenças no processo legislativo. Adicionalmente, temem o aumento da insegurança política e jurídica no trânsito comercial, como por exemplo, o desejo de outros países de também deixar o mercado interno da UE. Isso também demonstra, a importância do mercado interno europeu para empresas alemãs.

As consequências exatas do Brexit para as empresas, nacionalmente e internacionalmente, ainda não podem ser previstas e dependem do conteúdo e das negociações de saída – e ainda de quais passos o governo britânico irá tomar em termos político-econômicos. A insegurança pode ser tocada com as mãos e atua como amortecedor da conjuntura a curto prazo.

Até então, a DIHK esperava um crescimento de 5% das exportações para o Reino Unido no ano de 2016. Por conta da desvalorização da libra esterlina e do enfraquecimento conjuntural da economia no RU, logo nos investimentos, a DIHK diminui sua previsão de crescimento das exportações para o Reino Unido para -1% para o ano de 2016 e -5% para o ano de 2017.

A pesquisa sobre as consequências da votação a favor do Brexit foi realizada pelas IHKs entre os dias de 27 e 29 de junho de 2016 e contou com a participação de 5.672 empresas da Alemanha. 

O material completo, com gráficos, pode ser obtido por meio deste link: http://bit.ly/29t5q16

Compartilhe:

Artigos relacionados