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No final de fevereiro, a Porsche AG iniciou uma mudança de longo prazo em seu Conselho Executivo. Dr. Jochen Breckner (47) assumiu a responsabilidade pelas áreas de Finanças e TI, enquanto Matthias Becker (54) ficou encarregado de Vendas e Marketing. Eles sucederam Lutz Meschke (58) e Detlev von Platen (61), que deixaram a empresa em comum acordo.
Além disso, a fabricante alemã de automóveis lançou um programa abrangente para reestruturação da empresa. Até 2029, o número de postos de trabalho será reduzido em aproximadamente 1.900 posições. Para alcançar esse objetivo, a Porsche está aproveitando fatores demográficos, rotatividade natural e uma política restritiva de contratações. Medidas socialmente responsáveis também estão sendo implementadas de forma voluntária, incluindo um programa especial de aposentadoria parcial e, em alguns casos, acordos de rescisão com pacotes de indenização. Adicionalmente, a empresa reduzirá sua força de trabalho em outras 2.000 posições com o término de contratos de trabalho temporários. Além dessas medidas imediatas, a diretoria e o Conselho de Trabalhadores estão negociando um pacote estrutural adicional para a segunda metade do ano. Esse plano visa tornar a Porsche ainda mais eficiente a médio e longo prazo.
A empresa também está avançando com seu programa de desempenho Road to 20. Em 2024, essa iniciativa desempenhou um papel fundamental na compensação parcial dos efeitos negativos resultantes de um ambiente desafiador. No futuro, o programa será o principal instrumento para alcançar a ambiciosa meta de longo prazo de uma margem operacional do Grupo superior a 20%. “Em 2025, vamos intensificar ainda mais o Road to 20, com um foco especial na estrutura de custos – visando aumentar ainda mais nossa capacidade de geração de lucro”, afirma o Dr. Jochen Breckner, membro do Conselho Executivo responsável por Finanças e TI.
2025: início de um amplo realinhamento
Em 2025, a Porsche investirá 800 milhões de euros adicionais em sua reestruturação, bem como em seu portfólio de produtos, software e atividades relacionadas a baterias. Com isso, a empresa busca aumentar sua rentabilidade e resiliência no curto e médio prazo. “A reestruturação abrangente da empresa, assim como os investimentos que realizaremos, terão um impacto negativo nos resultados do ano fiscal de 2025”, afirma o Dr. Jochen Breckner. “Estamos iniciando conscientemente um amplo realinhamento, fortalecendo a Porsche de forma sustentável para o futuro.”
Para 2025, a Porsche prevê condições de mercado desafiadoras, com um aumento da concorrência na China. Além disso, a empresa espera que incertezas geopolíticas continuem, especialmente diante da nova administração dos EUA. A previsão atual para 2025 considera as condições de mercado vigentes, sem levar em conta possíveis novas restrições de importação ou tarifas adicionais.
Para o ano fiscal de 2025, a Porsche AG espera uma margem operacional do Grupo entre 10% e 12%, com base nas premissas mencionadas. Esse valor está abaixo do registrado em 2024. Além dos investimentos adicionais planejados, os principais fatores para essa redução incluem a queda no volume de vendas de veículos e a manutenção de custos elevados na cadeia de valor. Além disso, a empresa continuará enfrentando altos níveis de depreciação, reflexo dos investimentos expressivos realizados nos últimos anos. A previsão considera receitas de vendas entre 39 e 40 bilhões de euros.