Power-2-You: Webinar discute participação feminina no mercado de hidrogênio verde

Foto: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Evento promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo no âmbito do projeto H2Brasil reunirá especialistas para fomentar diversidade e inclusão no setor e apresentar cases de projetos liderados por mulheres

O mundo está se organizando rumo a uma transição para uma economia de baixo carbono e o hidrogênio verde é a principal aposta para descarbonização das economias globais por meio do cumprimento das metas de redução de emissões assumidas.

Com o intuito de fomentar a diversidade e inclusão nos campos relacionados ao hidrogênio verde e dar visibilidade para mulheres que já estão na linha de frente no setor, o projeto H2Brasil promoverá no dia 22 de novembro o webinar gratuito Power-2-You: Mulheres no mercado de Hidrogênio Verde.

“Esse encontro tem por objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de acompanhar debates com especialistas sobre os desafios para ampliação do número de mulheres atuando com hidrogênio verde, além da apresentação de cases de ideias inovadoras lideradas por mulheres”, explicou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

Entre os palestrantes confirmados estão Monica Panik, Diretora de Relações Institucionais na Associação Brasileira de Hidrogênio; Glaucia Vieira, CEO na Green Energy; e Carolina Kimura, Analista Técnico Pleno na Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias – ABEEólica.

É importante ressaltar que o setor de energia renovável enfrenta desafios de diversidade no que diz respeito à equidade de gênero. De acordo com um levantamento da Agência Internacional de Energia (AIE), mulheres ocupam apenas 32% dos empregos voltados para a produção e distribuição de energia renovável, embora representem 48% da força de trabalho mundial.

Além de sua posição geográfica privilegiada em relação à Europa, o Brasil conta com uma matriz elétrica composta por 85% de fontes renováveis – características que consolidam sua posição como um potencial exportador global de hidrogênio verde.

A consolidação do Brasil como produtor de hidrogênio verde tem o potencial de atrair investimentos, desenvolver modelos de negócios e pesquisas em novas tecnologias. Um dos reflexos da inserção do país de forma estratégica neste mercado global de vetor energético será a geração de novos empregos.

O H2Brasil é um projeto implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit na sigla em alemão) com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, na sigla em alemão), que, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, promove a expansão do mercado de Hidrogênio Verde no Brasil.

Clique aqui para se inscrever!