Série Conheça os nossos Conselheiros: Andreas Göhringer

Foto: Conselheiro Andreas Göhringer.

Nascido e criado em Curitiba, filho de suíços, Andreas Göhringer é membro do Conselho da Câmara há mais de 15 anos. O economista, que hoje é CEO da Gemü, teve grande parte de sua carreira construída e consolidada no exterior. “Quando me formei fiz um mestrado nos Estados Unidos e fiquei mais ou menos 20 anos fora do Brasil”, conta. Nesse período, o executivo, fluente em inglês e alemão, emprestou sua expertise a grandes indústrias ligadas a materiais de construção. Em seu currículo, constam passagens por multinacionais em diversos países, entre eles EUA, Suíça e Áustria – sempre em posições de liderança.

Foi nos anos 2000, ao retornar ao Brasil para assumir a direção da Bardusch, que a trajetória de Göhringer se entrelaçou com a da AHK Paraná. “Fui convidado pelo Dr. Ballão. A Bardusch já era parte da entidade, mas nunca havia sido representada no Conselho”.

Desde então, a parceria do executivo com a entidade tem sido estreita e profícua. “Já passei por várias e diversas administrações. Os aspectos que sempre procurei levar em consideração são os interesses e as dificuldades das pequenas e médias empresas e não somente das grandes empresas. Sempre procurei levar um pouco dessa visão”.

O conselheiro relembra com carinho da sua primeira reeleição, que  representou o reconhecimento público de seu trabalho. “A primeira vez que você é eleito, não sabe exatamente o que vai encontrar, a segunda vez é a consolidação do que se está fazendo”.

Sobre as projeções para a Câmara, Göhringer entende que a entidade deve ter como premissa a manutenção da ética de trabalho e do conservadorismo. Em sua visão, nesse ambiente há a interação da Alemanha com um sabor brasileiro. Ele explica: “temos que nos adaptar aos tempos modernos, mas não simplesmente entrar em todo o tipo de ‘onda’. Acho que essa é uma maneira que se encaixa na filosofia alemã: mais consciente e fundamentada. A transparência e a honestidade têm que reger tudo”.

São essas características, associadas ao jeito de fazer alemão, que permeiam a sua atuação profissional e também como conselheiro. Para os filiados que passam por este momento desafiador, que tem abalado empresas e empresários de todo o mundo, o CEO da Gemü deixa um conselho: “Da crise nós temos que fazer o ‘crie’. Essas dificuldades nos ajudam a abrir os olhos e procurar caminhos alternativos. Acho que uma das coisas que temos que evitar é o pânico, é preciso fazer tudo com ciência e metodologia”, finaliza.