A Volkswagen está realizando pesquisas com o objetivo de levar inovação para os sistemas de iluminação dos veículos. Os estudos, realizados pelo LichtLAB (Laboratório de Iluminação), do Centro de Pesquisas de Niedersachsen (NFF) em Wolfsburg, na Alemanha, buscam agregar mais visibilidade e segurança por meio de novas tecnologias de iluminação em sistemas ativos de controle dos faróis dianteiros.
A pesquisa básica abrange, por exemplo, a determinação do efeito psicológico da luz no motorista. Esse dado é utilizado no desenvolvimento de uma ferramenta de simulação de condução noturna capaz de reproduzir realisticamente, entre outras coisas, como o tráfego em sentido contrário é ofuscado pelos faróis. As informações obtidas resultarão em novas funções de iluminação, que deverão ser adotadas em veículos experimentais usados em testes de rodagem.
O objetivo “é chegar a uma distribuição de luz completamente adaptável, que no futuro irá ajustar-se automaticamente a todas as situações encontradas nas ruas e estradas”, afirma o Professor Dr. Jürgen Leohold, chefe do Volkswagen Group Research.
Ainda não há previsão de data para a chegada dessa tecnologia ao mercado.