Publicidade

Inovação Destaque Economia
17 de fevereiro de 2020

Grupo Mondi se beneficia em processo de pedidos na loja virtual integrada Voith Paper Webshop

Por Nicole Ziesmann

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Voith / Divulgação.

Desde o lançamento da loja virtual Voith Paper Webshop, em 2017, o número de usuários vem aumentando constantemente. No mundo inteiro, mais de 96 empresas já estão usando esta ferramenta on-line que foi recentemente desenvolvida para integrar o portfólio digital da Voith. Com mais de 100 unidades fabris operando em 30 países, o Grupo Mondi é uma das empresas que está se beneficiando dos processos de pedidos simples, ágeis e econômicos da Voith Webshop.

Antigamente, a equipe de compras da Mondi recorria a catálogos eletrônicos para fazer o pedido de peças de reposição, matérias-primas e até materiais de escritório. Wolfgang Stramitzer, que foi o responsável pela iniciativa como Gerente de Projetos de Excelência em Compras da Mondi, destaca que a loja virtual desenvolvida pela Voith é muito diferente dos processos de eProcurement que a empresa costumava usar: “Graças à enorme variedade de serviços extras, como o rastreamento de pedidos e a disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, a loja virtual oferece muito mais vantagens. Na minha visão, é um modelo extraordinário que nos ajuda a aumentar ainda mais a eficiência do nosso grupo.” Um exemplo disso é o rastreamento de pedidos, que permite à Mondi acompanhar a data exata de chegada de um pedido. As paradas de manutenção podem ser planejadas com precisão, o que permite reduzi-las ao menor tempo possível e, consequentemente, garantir maior disponibilidade à máquina.

Para Markus Wenzl, gerente de Compras da Mondi Neusiedler, a loja virtual também é uma ferramenta fundamental à manutenção das fábricas. “A loja virtual oferece dados de alta qualidade, bem como um acesso simples e seguro às peças de reposição. Além disso, informações como listas de peças de reposição pré-preenchidas, pacotes personalizados e históricos de pedidos, contribuem para manter a produção rodando”, afirma Wenzl.

Outro fator-chave para o sucesso da loja virtual é o seu acesso personalizado, que simplifica muito o processo de pedidos. Além disso, os números de itens da loja virtual são idênticos aos números utilizados pela Mondi. O sistema também armazena detalhes das peças de reposição e do desgaste dos diferentes componentes de cada máquina de papel do cliente. Como as máquinas de papel são muito diferentes entre si, essa função permite acelerar muito o processo de pedidos. A equipe de compras não precisa mais escolher produtos em um catálogo com diversas variantes de peças: agora ficou fácil encontrar as peças certas para cada máquina. Além disso, muitas informações sobre a máquina – desde o seu projeto original até o histórico de pedidos e instruções de operação – podem ser integradas à seção personalizada da loja virtual Voith Paper Webshop.

A integração perfeita da loja virtual ao sistema de compras da Mondi otimizará os processos e reduzirá o trabalho administrativo. No Grupo Mondi, a integração da loja virtual à plataforma SAP Ariba será realizada no primeiro trimestre de 2020. Atualmente, a loja virtual ainda está integrada a um sistema de catálogos da Mondi Neusiedler por uma interface OCI instalada na fábrica de papel de Hausmening, na Áustria, onde está sendo realizado o piloto do sistema. O compartilhamento de todos os documentos importantes ao processo de pedidos, como a colocação de pedidos e sua confirmação, já está sendo realizado de forma automática e eletrônica, inclusive pelo sistema SAP Ariba. Na atual etapa, as equipes do projeto estão preparando os dados das demais unidades da Mondi – um trabalho que exige total garantia da segurança para a troca de dados.

A loja virtual da Voith Paper é especificamente adaptada às necessidades dos clientes. “O mais comum é o fornecedor nos procurar para mostrar o que ele tem a oferecer. Já a Voith veio nos perguntar o que nós precisávamos”, afirma Markus Wenzl. Essa disposição de ouvir o cliente foi uma característica que permeou todo o projeto – e que será fundamental na etapa de implementação. A significativa experiência do Grupo Mondi com eProcurement também ajudou. “Foi muito divertido trabalhar com a Mondi. Nós percebemos que a empresa tem muita experiência na área de eProcurement, por isso, ela sabia exatamente o que esse tipo de projeto precisa para garantir o sucesso para ambas as empresas”, destaca Björn Kleigrewe, gerente de projetos da equipe da Voith Webshop. Wolfang Stramitzer acrescenta: “Claro que apareceram muitos desafios ao longo do caminho. Mas graças à disposição da Voith em adotar novas abordagens, sempre acabamos chegando a uma solução sustentável.”

Compartilhe:

Artigos relacionados