Pela sexta vez, o Internacional Uranium Film Festival vai acontecer no Rio de Janeiro, na Cinemateca do MAM. De 20 a 29 de maio, os cariocas e todos os visitantes da cidade poderão assistir a 50 filmes internacionais sobre o mundo atômico. Está confirmada a presença de mais de 10 cineastas vindos de vários países como Alemanha, Austrália, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália e Ucrânia.
“Durante estes seis anos, o festival vem crescendo cada vez mais”, diz o diretor do festival Norbert G. Suchanek.
O Uranium Film Festival nasceu em 2010, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Mas já conquistou outras capitais do cinema, como Berlim, Mumbai e agora Hollywood.
Segundo Márcia Gomes, diretora executiva do festival, a 6ª edição do evento vai lembrar especialmente os 30 anos do acidente nuclear de Chernobyl e os 5 anos de Fukushima.
O Uranium este ano é apoiado pelas instituições Friedrich Ebert Stiftung Brasil, Goethe Institut, Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e FAETEC. Já desde o seu começo, o festival conta com apoiadores locais de Santa Teresa: Armazém São Thiago, Esquina de Santa, Bar do Mineiro e Cachaça Magnífica.
A família de apoiadores locais ganhou mais um membro com a charmosa Villa Laurinda, que vai hospedar os cineastas e convidados especiais. Outro parceiro desde 2012 é a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Foto: CC/Pixabay/dansamu