Nesta quarta-feira (31) especialistas se reuniram no segundo dia do II Fórum Brasil-Alemanha de Diversidade e Inclusão para discutir transformação e propósito nas estratégias de D&I.
Seguindo como responsável pela abertura do evento, Manfredo Rübens, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Presidente da BASF para a América do Sul, destacou em sua mensagem de boas-vindas a relevância de se debater diversidade no ambiente corporativo. “O impacto na vida dos nossos colaboradores precisa ser real, é essencial criar um ambiente seguro e uma cultura organizacional que abrace a diversidade”, afirmou.
“Posicionamento de Marca: a importância da comunicação inclusiva” foi o tema do primeiro painel do dia, moderado pela Coordenadora de Comunicação Social na AHK São Paulo, Ana Carolina Castro. “Quando falamos sobre comunicação inclusiva imediatamente associamos a acessibilidade, mas entendemos que inclusão vai muito além dessas ferramentas que são estruturais”, comentou.
A primeira painelista a apresentar o tema foi Ananda Puchta, Coordenadora de Missão Social na Ben & Jerry’s. “Vejo a comunicação inclusiva como ferramenta para englobar as diversidades que nós enquanto seres humanos temos”. E completou: “toda possibilidade de atingir outro ser humano de uma forma respeitosa deve ser fomentada.”
Christiane Pinto, Gerente de Marketing do Google Brasil, trouxe ao debate as perspectivas do setor. “No marketing precisamos observar o local onde aquela campanha vai atuar para entender como incluir pessoas diversas em todos os níveis e fazer com que as pessoas se sintam representadas”, compartilhou. Christiane também expos o papel da comunicação como ferramenta: “A comunicação tem tanto o poder de construir estereótipos quanto em ajudar a desconstrui-los e formar novas possibilidades e experiências”.
O Líder de Comunicação Integrada da Bayer, Thiago Massari, apresentou cases de sucesso da empresa aos participantes. “Diversidade é um valor inegociável e está presente em todas as nossas frentes de atuação, portanto é necessário que todas as pessoas estejam alinhadas e, para que isso ocorra, precisamos debater esses valores em todos os níveis”, disse.
Nina Luise Garcia, Diretora de Assuntos Associativos e Diversidade e Inclusão da AHK São Paulo, moderou o painel seguinte, intitulado “Vieses Inconscientes no mundo corporativo”. O termo faz referência aos pressupostos, ações ou crenças construídas ao longo da nossa vida que, por vezes, podem reforçar estereótipos negativos.
Jamilie Souza, Analista de Projetos e Consultora na Transcendemos Consultoria, foi a primeira a debater sobre o tema, ressaltando a importância de ter equipes diversas para representar diferentes perspectivas. “Não lidar com vieses inconscientes, especialmente em cargos de liderança, faz com que as equipes sejam menos diversas acarretando um escopo de visão seja limitado e as pessoas vítimas de micro agressões tenham menos produtividade no trabalho”.
“Se assumimos a responsabilidade coletiva e reconhecemos que cometemos erros com esses vieses inconscientes, então podemos construir uma sociedade diferente”, corroborou Leandro Camilo, Sócio e Líder de D&I da PwC Brasil.
Propondo uma discussão sobre o tema “O futuro do trabalho e seu impacto em grupos minorizados”, Helena Marcolino, Coordenadora de Novos Negócios e Diversidade e Inclusão na AHK São Paulo, conduziu o último debate.
Milena Buosi, Gerente Sr. de Diversidade e Estratégias de Desenvolvimento Organizacional LATAM da Natura & CO, compartilhou com os participantes como os temas diversidade e sustentabilidade dialogam dentro da empresa. “Nossas metas são bem estabelecidas, temos o compromisso em 50% de mulheres em posições de alta liderança, o que é uma realidade na América Latina, com 51% dos cargos ocupados por mulheres e eliminamos as desigualdades salarial de gênero.” Ela prosseguiu apontando as metas: “inclusão de 30% de pessoas de grupos sub representados em posições gerenciais”.
Fechando o último painel, Esteban Ziegler, Diretor de Recursos Humanos da Boehringer Ingelheim, compartilhou as estratégias utilizadas dentro da corporação. “Buscamos implementar a inclusão por meio de valores como confiança, respeito, empatia e paixão, criando um ambiente em que cada colaborador é realmente valorizado, gerando um senso de engajamento, pertencimento e propósito”, destacou.
Confira os detalhes do segundo dia do Fórum aqui. As lives dos dois dias de evento estão salvas no YouTube. Clique aqui para assistir ao primeiro dia de fórum e aqui para assistir ao segundo.