Uma indústria forte, unida e empenhada em contribuir para o desenvolvimento brasileiro. É assim que o empresariado alemão se revela na nova edição da Revista BrasilAlemanha, tradicional publicação da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).
A nova edição da publicação foi apresentada neste domingo (22) durante o coquetel de boas-vindas da 40ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Wolfsburg, na Alemanha. Com mais de 30 anos de existência, a Revista BrasilAlemanha é uma publicação anual bilingue (português/alemão) que aborda os assuntos mais relevantes da economia, da política e das áreas de cooperação no âmbito das relações bilaterais.
Em um novo cenário geopolítico global, o Brasil figura entre os países que oferecem um soluções para desafios mundiais. A Alemanha, por sua vez, entra em uma nova fase focada na diversificação da cadeia de suprimentos e na busca de parceiros estratégicos em áreas-chave como a descarbonização. Neste contexto, fomentando o diálogo entre diferentes companhias, a publicação celebra uma indústria alemã unida, em destaque e reforça a sua contribuição, há décadas, para o desenvolvimento de diversos segmentos no Brasil.
“Para esta edição, demos um passo em direção a uma área que nós, como empresas alemãs, ainda somos tímidos para explorar: a promoção e a exposição de tudo o que temos a oferecer e o impacto que nós, coletivamente e em colaboração, temos no Brasil”, afirmou Paulo Alvarenga, Presidente da AHK São Paulo e CEO da thyssenkrupp para América do Sul, durante o lançamento da publicação.
Ao longo do especial “DNA da indústria alemã”, 19 CEOS foram convidados para dialogar sobre seus setores de atuação e compartilhar suas perspectivas sobre desafios e oportunidades de cooperação entre Brasil e Alemanha.
São eles:
Energias renováveis – Gastón Diaz Peres (Bosch) e Paulo Alvarenga (thyssenkrupp)
Mobilidade – Hendrik Sura (Diehl) e Ricardo Rodrigues (Continental)
Infraestrutura – Detlef Dralle (HTB) e Roberto Cortes (Volkswagen Caminhões e Ônibus)
Automação e Inteligência Artificial – Cesar Almeida (Phoenix Contact), Cesar Gaitan (FESTO) e Pablo Fava (Siemens)
Digitalização do Agronegócio – Adriana Aroulho (SAP) e Cesar Almeida (Phoenix Contact)
Saúde – Adriana Costa (Siemens Healthineers) e Andrea Sambati (Boehringer Ingelheim)
Indústria química e de cosméticos – Ana Bógus (BDF Nivea), Eliane Siviero (LANXESS) e Hendrik Schönfelder (Evonik)
ESG – Rogério Baldauf (Schmersal) e Rafael Gibini (Melhoramentos)
Educação – Marcelo Tabacchi (Faber-Castell) e Verena Bogéa (Sociedade Beneficente Alemã)
“Buscamos explorar a cooperação desses negócios entre si e o impacto que têm na sociedade, economia e desenvolvimento brasileiro. Isso tudo por meio da visão de seus dirigentes, homens e mulheres atentos às demandas de seus clientes, às necessidades de seus colaboradores e comprometidos com os objetivos do negócio sem perder o olhar para a sustentabilidade”, afirmou Stephanie Viehmann, Diretora de Comunicação da AHK São Paulo.
Para representar visualmente o diálogo e cooperação marcados na matéria de capa, o artista plástico Dhyogo Oliveira foi convidado para ilustrar a capa da publicação e as matérias que compõem o especial, unindo de forma inédita os executivos em uma colagem exclusiva e trazendo à representação elementos que remetem a cada setor abordado.
A publicação também traz em sua pauta mais tópicos relevantes, como uma entrevista com o Vice-Presidente do Brasil Geraldo Alckmin sobre as políticas de reindustrialização do Brasil; os resultados do Brasil liderando o B20; os preparativos para a COP30 que será realizada em Belém no próximo ano; o que está por vir para o desenvolvimento da Inteligência Artificial; e uma bela visão do futuro por meio dos olhos de jovens talentosos do Instituto PROA que participaram de um concurso cultural organizado em meio à celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.
A versão online da revista já está disponível. Clique aqui para fazer o download.
Conheça mais publicações da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.