Zeina Latif discute perspectivas pós-eleição em Reunião de Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha

As perspectivas político-econômicas do Brasil pós-eleições presidenciais foram o tema central de discussão da última Reunião de Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Moderado por Manfredo Rübens, Presidente da instituição e Presidente da BASF para a América do Sul, o encontro foi realizado de forma virtual nesta sexta-feira (18) e contou com a participação de Zeina Latif, sócia da empresa Gibraltar Consulting Economia.

Em sua palestra, Latif comentou que se espera um aumento de investimentos no próximo ano, ainda que concentrado em poucos setores. “Nem todos os vagões dessa locomotiva estão avançando na mesma velocidade. O agro e os setores ligados a energia despontam. Já a indústria tradicional do Brasil mostra um quadro um pouco mais complexo para investimentos”, pontou.

A reforma tributária deve ser um fator essencial para alavancar o crescimento. “Vejo com otimismo a reforma tributária, que é um compromisso firmado pelo Vice-Presidente eleito, Geraldo Alckmin. Isto porque é um tema mais maduro, que ainda não avançou porque o Governo atual não quis. É um passo importante para impulsionar o potencial de crescimento do Brasil”, afirmou.

Analisando a conjuntura política, Latif trouxe também seu parecer sobre os principais desafios a serem enfrentados pelo Presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva. “O primeiro deles é conter a pressão por gastos e as demandas de cargos do PT. Lula precisa incorporar pessoas com perfil técnico ao seu governo. Adicionalmente, será preciso reafirmar o compromisso com a disciplina fiscal, uma agenda de reformas e um novo regime fiscal crível. E, por fim, Lula precisará fortalecer a liderança política no Congresso Nacional”, listou.

Questionada sobre os pontos fortes do próximo Governo, ela destacou a habilidade política de Lula e o melhor preparo para avançar na agenda ambiental: um tópico essencial para a atração de investimentos estrangeiros novamente.

Mudanças na Câmara Brasil-Alemanha De São Paulo

Em seu discurso de abertura, Rübens aproveitou a última Reunião de Diretoria para prestar seus agradecimentos a Vice-Presidente de Marketing e Vendas da instituição, Lars Grabenschröer, que a partir de janeiro de 2023, deixa o cargo para retornar à Alemanha. “Lars atuou tanto aqui na Câmara de São Paulo, quanto na Câmara do Rio Grande do Sul. Em 2006, passou a ocupar o cargo na Vice-Presidência e desde lá atuou de forma assertiva e focada para que a Câmara alcance seus objetivos. Lars, em nome da Presidência e Diretoria, agradeço o seu trabalho e dedicação às nossas atividades e desejo uma ótima nova fase na Alemanha”, disse.

Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo, também deixará o cargo a partir de janeiro de 2023, por ocasião de sua aposentadoria. A executiva Barbara Konner assumirá a Vice-Presidência Executiva da Câmara, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da instituição em 1916.

Revista BrasilAlemanha 2022

Durante o encontro, Stephanie Marcucci Viehmann, Diretora de Comunicação da Câmara, comentou sobre o lançamento da nova edição daa revista BrasilAlemanha, lançada na última semana.  Com enfoque nos debates em torno de energias renováveis, a edição reúne informações a respeito da produção nacional de energia eólica, oceânica e solar e todo o potencial brasileiro para se tornar um exportador global de energia.

Clique aqui para fazer o download da revista.