A BASF lançará mais de 30 projetos-chave até 2029. As novidades incluem sementes e biotecnologias, defensivos químicos e biológicos para proteção de cultivos, ferramentas digitais e novas formulações. A empresa vai ampliar ainda mais o portfólio de soluções que contribuem com o legado dos agricultores.
Com o lançamento de novas tecnologias, a BASF projeta o aumento do seu potencial de vendas, que alcançará mais de 7,5 bilhões de euros. O resultado deve ser obtido com a nova estrutura de inovação agrícola.
Em linha com a sua nova estratégia de negócio, a empresa aumenta o foco em soluções que auxiliem os agricultores a alcançarem o equilíbrio entre produtividade agrícola, proteção ambiental e necessidades da sociedade. A BASF continuará investindo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para soluções agrícolas, com um forte investimento planejado para 2020. Só em 2019, a empresa investiu aproximadamente 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento na Divisão de Soluções para Agricultura, representando cerca de 11% das vendas para o segmento.
“A agricultura é tão necessária em nossas vidas que acaba impactando o dia a dia de todos. É por isso que temos de enfrentar os desafios ambientais, climáticos e sociais que se tornam cada vez mais urgentes”. Na BASF, estamos abertos a todas as grandes e novas ideias que nos ajudem a impulsionar a inovação sustentável na agricultura e a gerar valor para a sociedade. Nosso objetivo é encontrar soluções práticas que permitam maior produtividade e produção de cultivos mais tolerantes ao estresse, reduzir a pegada de CO2 da agricultura e aumentar a biodiversidade”, afirma Vincent Gros, presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Temos uma excelente estrutura de inovação e investimos continuamente para identificar e desenvolver soluções que beneficiem tanto os agricultores quanto o meio ambiente”, acrescenta Gros.
A posição de liderança em agricultura sustentável ocupada pela BASF é baseada pelo foco em inovação do seu portfólio e pelos critérios claros de sustentabilidade completamente integrados em todo o processo. “Nossa nova estratégia reforçou o nosso foco de inovação em torno dos sistemas de cultivos específicos. Estamos aplicando todas as tecnologias científicas disponíveis para desenvolver soluções sustentáveis que atendam às necessidades econômicas, ecológicas e sociais de longo prazo”, disse Peter Eckes, Presidente de Pesquisa em Biociência da BASF.
A Digitalização impulsiona a agricultura moderna
Os agricultores que utilizam as soluções digitais da BASF comercializadas com a marca xarvio™ podem alcançar maiores rendimentos utilizando menos recursos naturais e insumos. Com o mais recente modelo de negócios digital baseado em resultados da BASF, xarvio™ HEALTHY FIELDS, os agricultores se beneficiam de um serviço transparente para a proteção de cultivos, com a redução da carga de trabalho nas lavouras através de prestadores de serviço de pulverização, monitoramento em tempo real, assim como uma garantia para a longevidade das lavouras.
As soluções digitais oferecidas por xarvio™ possibilitam uma aplicação mais precisa de defensivos agrícolas, assim como um melhor gerenciamento de nutrientes, zonas de segurança geradas automaticamente e monitoramento da biodiversidade. Estas ferramentas digitais ajudam atualmente mais de 2,5 milhões de agricultores em mais de 120 países para reduzir o impacto ambiental da agricultura e melhorar a produção de alimentos ao redor do mundo.
Para a BASF, o potencial da sua estrutura de inovação vai além da fazenda: com o e3® Programa de Sustentabilidade do Algodão, a empresa ajuda agricultores nos Estados Unidos a atender a demanda por cadeias de fornecimento mais rastreáveis e sustentáveis de clientes na indústria da moda. Colaborando com parceiros na cadeia de valor, o algodão e3® – com as sementes de algodão Fibermax® e Stoneville® da BASF – pode ser rastreado desde o agricultor até o lojista, e mostra aos consumidores finais que suas roupas foram fabricadas de forma justa, economicamente viável e ambientalmente responsável. A BASF é a única empresa que oferece este nível de rastreabilidade. Este programa tem aumentado a demanda por fibras que atendam aos padrões do e3®, gerando valor para a cadeia produtiva.