Bosch é reconhecida por engajamento em inovação aberta pelo Ranking TOP Open Corps 2021

Foto: Divulgação – Bosch

A Bosch foi premiada na categoria Top 5 Indústria Automotiva 2021, sendo uma das cinco empresas responsáveis por 43% dos relacionamentos de open innovation com startups identificadas no setor. Este reconhecimento faz parte do Ranking Top Open Corps deste ano, da 100 Open Startups, que é referência para o mercado e utiliza critérios objetivos com a proposta de reconhecer e premiar as corporações líderes em open innovation, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Atualmente a Bosch participa de três frentes com startups que participam do Ranking da Top 100 Open Corps, trabalhando no desenvolvimento de soluções digitais com a startup Vibbra, no posicionamento digital da rede de oficinas Bosch Service com a startup GoFind, e na geração de leads e bases de inteligência para rede de oficinas Bosch Diesel com a TruckPad.

“A Bosch procura cada vez mais estreitar o relacionamento com startups e incentivar a inovação, que faz parte do DNA da empresa desde sua fundação, tanto para desenvolver novas tecnologias e soluções como para promover a transformação digital. Assim, para a Bosch, ser reconhecida mais uma vez nessa premiação é motivo para celebrar nossas ações dentro do ecossistema de inovação e reforça nosso compromisso em criar tecnologia para a vida”, destaca Lucas Frugis, responsável pelo ecossistema digital e conceitos de geração de demanda da divisão de Reposição Automotiva da Bosch.

Categoria automotiva

Na categoria Indústria Automotiva, o Ranking identificou 67 corporações que praticam open innovation com startups no Brasil, sendo que 16 delas se relacionaram com startups pela primeira vez no último ano. No total, as corporações do setor estabeleceram 217 relacionamentos de negócios com 114 startups no período, um crescimento de 21% em relação à edição 2020. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pela contratação de projetos piloto.

Juntos, os 217 relacionamentos de negócio transacionaram diretamente cerca de R$ 45 milhões (contra R$ 14 milhões no ano anterior). O impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo, certamente, é muitas vezes superior a esse número. Em relação aos relacionamentos, a maior parte foi com IndTechs (32%), ProductivityTechs (22%), e HRtechs (20%).