Pela primeira vez, a competição foi 100% online e contou com um número recorde de inscritos de mais de 550 universitários de todo o Brasil
Os alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Guilherme Rolin, Bruno Petinelli, Mariana Fraga Dias e Renata Rodeghiero, foram os grandes vencedores da 13ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Gerdau. Os estudantes superaram os outros cinco grupos concorrentes na grande final, realizada de forma online nesta quarta-feira (16). O desafio, que tinha como tema central a produtora de aço, contou com o número recorde de 186 grupos inscritos, totalizando 559 universitários de todo o Brasil.
Nesta edição, os participantes tiveram o desafio de preparar um plano para comunicar à população a importância da Gerdau como a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina. A equipe gaúcha conquistou o prêmio principal no valor de dez mil reais com o projeto “Futuros de Aço”. A iniciativa sugeriu o desenvolvimento de uma campanha que apresenta como fio condutor a possibilidade de transformar o futuro por meio do aço. O segundo lugar ficou com os universitários Antônio Lepri e Davi Souto, da Universidade de São Paulo (SP). Já a terceira colocação foi alcançada por Eduardo Dalbem, Natália Paszinski e Natália Appel, da PUC-RS.
Uma edição para todos
Por conta da pandemia da Covid-19, as quatro etapas da competição foram realizadas de forma totalmente digital pela primeira vez. O novo formato possibilitou que alunos de todas regiões do País participassem sem se preocupar com o deslocamento e custos adicionais. No final, os participantes tiveram a oportunidade de contar como foi competir à distância.
“Valeu cada segundo! Quero agradecer a Gerdau por esse contato que podemos ter com o mercado, por podermos explorar nossa criatividade. Temos um carinho muito grande pela Aberje!” disse Guilherme Rolin, integrante da equipe campeã. Renata Rodeghiero, que também esteve no time vencedor, reforça a importância deste ano: “Participar do PUA é sempre um desafio, cada edição é única. Este foi um desafio completamente diferente. Ficamos muito felizes! Obrigada pela oportunidade!”
“Estamos realizados com nossa participação na competição este ano. A parceria com a Aberje e os trabalhos apresentados por todas as equipes nos mostrou, mais uma vez, que a colaboração sempre nos permite alcançar melhores resultados”, comenta Pedro Torres, Líder Global de Comunicação da Gerdau. “Aprendemos muito com os estudantes que participaram do PUA, que nos surpreenderam com novas perspectivas e soluções sobre reciclagem. O tema da competição reforça a importância da sustentabilidade para a Empresa, uma vez que temos na sucata ferrosa uma importante matéria-prima: 73% do aço que produzimos é feito a partir do material”, ressalta o executivo.
Os projetos vencedores podem ser conferidos no site da premiação: http://premiouniversitarioaberje.com.br/decima-terceira/