Com a reabertura do mercado americano para o consumo de carne in natura brasileira, o trecho marítimo Brasil (Santos) – EUA (Philadelphia) tem ficado movimentado e a Hamburg Süd é uma das empresas responsáveis por grande parte dessas embarcações.
A compra de carne brasileira estava suspensa no país desde 2017 por conta de problemas relacionados à aplicação da vacina contra febre aftosa. A reabertura do mercado foi anunciada no final de fevereiro pela ministra da agricultura, Tereza Cristina, que classificou a parceria como uma conquista do selo de qualidade para a carne bovina brasileira.
A retomada das exportações aconteceu no mês de maio pela JBS e a carga foi transportada sob o alto padrão de qualidade da Hamburg Süd, respeitando o acordo de prazo e integridade do produto.
Com um transit time médio de 18 dias, as embarcações têm sido realizadas por navios de longo curso como o Northern Magnum, um navio porta-contentores construído em 2003, com capacidade de carga de 6750 TEU e seu calado atual de 10,6 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 299,99 metros e sua largura é de 40 metros.
Rodolfo Salles, gerente regional de reefer da Hamburg Süd, afirma que esse é apenas o início de uma imensidão de oportunidades que se abrirão para o mercado brasileiro de carne in natura. “Além de ser um mercado com um potencial de consumo gigantesco, mais de 70 mil toneladas por ano, a reabertura do mercado americano para a exportação de carne bovina brasileira abrirá novas oportunidades e nós, da Hamburg Süd, estamos prontos para atender essa demanda com o melhor prazo e o mais alto nível de qualidade na operação”, completa Rodolfo.