LANXESS apresenta inovações em aditivos de borracha e soluções sustentáveis

Foto: Divulgação LANXESS

A LANXESS, indústria multinacional de especialidades químicas, estará presente na 15ª edição da Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha. Na edição deste ano, além de seus produtos já reconhecidos pelo mercado, a empresa destacará sua linha de soluções sustentáveis de produtos para o setor de borrachas.

A participação da companhia na feira será realizada pela equipe de especialistas da unidade de negócios Rhein Chemie (RCH), um dos maiores fornecedores mundiais de aditivos de borracha e soluções de sistemas para a indústria de processamento de borracha.

A unidade oferece uma ampla seleção de aditivos usados principalmente em misturas de borrachas. Estes ingredientes químicos incluem agentes de vulcanização e aditivos de borracha em formas pré-dispersas, aceleradores de processamento, agentes anti-reversão, óxido de zinco, antidegradantes e agentes de masticação.

A gama de agentes desmoldantes oferecida pela empresa também inclui a tecnologia de bladders, produtos granulados batch-off, soluções de pulverização interna para liberação de moldes únicos e múltiplos, e revestimentos de bolsas de ar. Além disso, acabamentos e tintas para marcação de pneus completam o portfólio da companhia.

“Queremos mostrar ao mercado nossas matérias-primas de alta qualidade e de características de excelente processabilidade. Além disso, queremos atualizar o mercado sobre nossa expertise no segmento de borracha com soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria de pneus, contribuindo para um futuro mais verde e eficiente”, destaca Fernando Hontalvilla, Head de Vendas da unidade de negócios Rhein Chemie Additives da LANXESS.

Foco em sustentabilidade e eficiência

Para atender às metas de sustentabilidade dos fabricantes de pneus – ou seja, produzir pneus totalmente “verdes” até 2050 – a LANXESS oferece o primeiro antidegradante sustentável para compostos de borracha. Com a novidade, mais de 50% do conteúdo do aditivo TMQ será baseado em matérias-primas sustentáveis.

A fábrica da companhia na Alemanha, onde o aditivo é produzido, será certificada pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC Plus) até o final do ano de 2024.

A LANXESS também destaca o Rhenocure® DR/S, que oferece uma formulação única de 50% de polietilenoimina absorvida em sílica, servindo como um acelerador secundário versátil e auxiliar de dispersão. Projetado sem grupos aromáticos, o produto garante a ausência de subprodutos tóxicos resultantes da vulcanização. Sua dosagem fácil, dispersão rápida e estrutura polimérica ramificada reduzem significativamente o florescimento, simplificando o processo de fabricação.

Para compostos de pneus, o produto atua como um acelerador secundário rápido, permitindo controle preciso sobre os processos de reticulação. Em bandas de rodagem preenchidas com sílica, ele melhora a dispersão da sílica, ativa a silanização e resulta em desempenho superior do pneu.