Liebherr: Ano fiscal de 2022 bate novo recorde de faturamento

Foto: Divulgação Liebherr

Condições desafiadoras afetaram o desenvolvimento econômico e desaceleraram o crescimento econômico no último ano fiscal. No entanto, os resultados da Liebherr aumentaram significativamente em relação ao ano anterior. O Grupo obteve aumentos significativos nas vendas em dez da suas 13 áreas de produtos. Assim, superou seu recorde anterior de faturamento de 2021 em 950 milhões de euros.

O volume de vendas nas áreas de movimentação de terra, manipuladores de materiais, máquinas para fundação profunda, guindastes móveis e sobre esteiras e pneus, guindastes de torre, tecnologia do concreto e mineração totalizou 8.561 bilhões de euros, 6,9% acima do ano anterior. Nas áreas de guindastes marítimos, aerospace e sistemas de transporte, tecnologia de engrenagens e sistemas de automação, refrigeradores e freezers e adegas, componentes e hotéis, a Liebherr faturou 4.028 bilhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.

Dentro da União Europeia (UE), que é tradicionalmente a região mais forte de atuação do Grupo, as vendas aumentaram ligeiramente. As taxas de crescimento nos mercados da UE flutuaram, com um desenvolvimento comercial bastante positivo na Holanda e na Itália. A Liebherr também alcançou um desenvolvimento positivo na América do Norte, bem como na América Central e do Sul, impulsionada fortemente pelo crescimento vindo dos EUA, Canadá e novamente do Brasil. O Grupo registou também um crescimento satisfatório na África e no Oriente Médio. O volume de vendas na Ásia e Oceania ultrapassaram ligeiramente o nível do ano anterior.

Em 2022, o Grupo Liebherr alcançou um resultado anual de 2 milhões de euros. Os resultados operacionais e financeiros diminuíram significativamente em relação ao ano anterior. O número de colaboradores voltou a aumentar no ano fiscal de 2022. No final do ano, em todo o mundo, o Grupo Liebherr empregava um total de 51.321 colaboradores, 1.710 a mais do que no ano anterior.

Investimentos tradicionalmente elevados em pesquisa e desenvolvimento

Como uma empresa de tecnologia, o Grupo tem por objetivo contribuir para o progresso tecnológico nos setores relevantes para a Liebherr. Por esta razão, o Grupo investiu 588 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento no ano passado. A maior parte desses investimentos foi destinada ao desenvolvimento de novos produtos. Inúmeras parcerias com universidades, faculdades e institutos de pesquisa foram iniciadas ou continuadas.

Acionamentos alternativos continuam sendo o foco dos projetos de pesquisa da Liebherr. Como parte de sua abordagem voltada para tecnologia, que leva em consideração uma ampla variedade de aplicações e requisitos de produtos de clientes em todo o mundo, o Grupo está trabalhando, entre outras coisas, no aumento do uso de óleos vegetais hidrogenados (HVO). O combustível, obtido de fontes de energia renováveis, pode ser usado diretamente na maioria das máquinas de construção, guindastes e máquinas de mineração da Liebherr, reduzindo significativamente as emissões de CO2 das frotas existentes. O R 9XX H2 é uma novidade imperdível: A escavadeira sobre esteiras, que recebeu o Prêmio de Inovação da Bauma para proteção climática, é movida pelo motor de combustão de hidrogênio H966 da Liebherr e praticamente não emite CO2 durante a operação em canteiros de obras. A Liebherr também continuou realizando suas pesquisas na área de sistemas de células de combustível para a indústria aeroespacial. O primeiro desses sistemas foi comissionado com sucesso em 2022.

Na área de acionamentos elétricos, a Liebherr adicionou seis novos modelos à sua série Unplugged desde o ano fiscal passado, que consistem em guindastes sobre esteiras, perfuratrizes e bate-estacas de até 400 toneladas movidos a bateria, sem emissões locais. Outro novo desenvolvimento da Liebherr é o sistema de armazenamento de energia móvel Liduro Power Port (LPO) para fornecer energia para máquinas e equipamentos de construção híbridos ou totalmente elétricos em canteiros de obras.