A Mercedes-Benz do Brasil comercializou 500 ônibus urbanos para empresas operadoras da Transantiago, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital do Chile. São 400 unidades do modelo O 500 U e 100 do O 500 UA articulado, todos na versão Low Entry (Entrada Baixa). A Buses Vule adquiriu cerca de 150 ônibus, com carroçaria Caio. As demais unidades, encarroçadas pela Marcopolo, foram compradas pela Metbus, STP Santiago e Redbus Urbano.
Fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com o Regional Center Daimler Latina e a Comercial Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile, esses 500 ônibus foram adquiridos pelas empresas operadoras do BRT Transantiago para renovação de frota.
Os novos ônibus vão operar em um dos maiores sistemas BRT da América Latina e do mundo, que atende diariamente cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Santiago do Chile.
“É uma satisfação imensa ver os ônibus brasileiros produzidos em nossa fábrica de São Bernardo do Campo serem novamente escolhidos para renovação de frota da Transantiago, que chegou ao seu décimo segundo ano e inicia um novo ciclo de operação buscando mudar de patamar e melhorar a qualidade do serviço que presta à população local”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Empresa desenvolveu novos chassis para atender à Transantiago
Após 12 anos, os gestores e os operadores do BRT Transantiago decidiram inovar na renovação de frota, optando por veículos modernos e avançados, oferecendo mais conforto para os usuários e compatibilidade ambiental.
“A fim de atender a essa nova demanda dos operadores chilenos, a equipe do nosso Centro de Desenvolvimento Tecnológico, na fábrica de São Bernardo do Campo, desenvolveu chassis de ônibus urbanos O 500 customizados para o BRT Transantiago, com motor Euro 6, câmbio automático e preparação para ar condicionado, entre outras exigências dos clientes”, afirma Cláudio Siedmann, diretor de Vendas e Serviços Ônibus América Latina.
Os chassis de ônibus O 500 têm forte imagem no Chile ao propiciar aos usuários do Sistema Transantiago um alto padrão de conforto e segurança especialmente em razão do piso baixo, que garante melhor acessibilidade e agilidade nos embarques e desembarques dos passageiros, além da suspensão pneumática, que aumenta o bem-estar a bordo.
Com envolvimento de várias áreas da Empresa, em pouco mais de um ano, a Mercedes-Benz do Brasil chegou ao veículo adequado, com os chassis O 500 totalmente desenvolvidos e produzidos no Brasil, apenas recebendo o motor Euro 6 fabricado na Alemanha. A solução encontrada demonstra a capacidade dos engenheiros da Empresa, reforçando a importância da Mercedes-Benz do Brasil como centro mundial de competência em chassis de ônibus para o Grupo Daimler.
Além do alto padrão de qualidade, tecnologia, conforto e segurança, a linha de chassis urbanos O 500 é reconhecida por todos os operadores no BRT Transantiago pelo excelente desempenho, baixo custo operacional e compatibilidade ambiental. Na negociação, também pesaram os serviços especializados e a ampla estrutura de pós-venda oferecidos aos operadores pela Comercial Kaufmann.
Chile é o segundo mercado das exportações de ônibus da Empresa
Esse fornecimento de 500 ônibus a clientes chilenos traz um importante incremento às exportações da Empresa para este país, que hoje é o segundo maior destino no mercado externo dos ônibus produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil.
Desde 2007, ano de inauguração do Transantiago, a Mercedes-Benz comercializou cerca de 3.500 ônibus urbanos, principalmente dos modelos O 500 U e O 500 UA articulado. Atualmente, a marca tem mais de 50% de participação apenas nesse sistema de transporte público.
A Mercedes-Benz tem aumentado a sua participação no mercado chileno de ônibus, com significativo crescimento nos últimos anos. Em 2018, foram exportadas 1.908 unidades para o Chile, o que significa 27,2% de crescimento sobre as 1.500 unidades do ano anterior.
Maior exportadora de caminhões e ônibus do País, atualmente, a Empresa exporta caminhões e ônibus para cerca de 50 países da América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.