A transformação digital das empresas brasileiras, com grande investimento em nuvem, refletiu-se nos bons resultados da SAP no País no ano de 2022, com alta de dois dígitos na receita em relação ao ano anterior. A empresa observou forte tendência de migração de sua base instalada para a tecnologia cloud, que oferece maior agilidade, acessibilidade e atualização de recursos – clientes como Klabin, BRK e Raia Drogasil são alguns exemplos deste movimento. O crescimento da receita de nuvem da empresa foi um fator determinante para o bom desempenho no ano.
O avanço em cloud teve grande contribuição da oferta RISE with SAP, com o ERP SAP S/4HANA Cloud e a SAP Business Technology Platform (SAP BTP) apresentando altas de dois dígitos. O setor de varejo segue sendo um dos mais relevantes para os negócios da SAP, com incremento de dois dígitos no quarto trimestre, assim como a indústria de bens de consumo. Empresas nativas digitais, como C6 Bank e EBANX, e do setor de biocombustíveis, como BP Bunge, BSBIOS e FS, têm buscado nas soluções da SAP o aprimoramento da gestão e governança.
“O ano de 2022 foi de grandes desafios, mas conseguimos nos destacar, com grandes clientes atualizando seus portfólios. Cada vez mais atuamos com startups e empresas da economia sustentável. A inovação por meio da nuvem foi, sem dúvidas, o grande diferencial da SAP e aponta um caminho sem volta, que a economia brasileira continuará a trilhar nos próximos anos. Estamos prontos para seguir liderando esse movimento”, afirma Adriana Aroulho, Presidente da SAP Brasil.
Receita de nuvem cresce há 30 trimestres consecutivos na América Latina
Na América Latina, a SAP cresce há 30 trimestres consecutivos em receita de nuvem, com contribuições constantes e regulares de todos os países da região. Assim como no Brasil, a oferta RISE with SAP registrou crescimento de dois dígitos. Outra solução que se destacou foi SAP Concur, de gestão de viagens e despesas, em desempenho semelhante. Varejo, serviços financeiros e energia e recursos renováveis foram alguns dos setores importantes no ano. Clientes como o argentino Banco Galicia, a cadeia mexicana de lojas de departamentos Soriana e a empresa colombiana de transporte de hidrocarbonetos Cenit são algumas das novas empresas inteligentes da região.
“Nos dá uma enorme satisfação ver como o avanço da transformação digital e dos modelos de empresa inteligente estão acontecendo em muitos setores fundamentais para o desenvolvimento de nossa região. É um passo decisivo para incrementar a competitividade e impulsionar nossas economias em um momento de muitas mudanças e oportunidades sem precedentes”, afirma a Presidente da SAP América Latina e Caribe, Cristina Palmaka.