Pelo segundo ano consecutivo, a DHL, maior grupo logístico do mundo, consolidou a certificação Top Employer em suas três divisões que operam no Brasil: DHL Express, DHL Global Forwarding e DHL Supply Chain. As divisões, que atuam desde remessas expressas, gerenciamento de fretes até gestão de cadeias logísticas, armazenagem e distribuição, expandiram suas operações em 2018, fechando o ano com uma equipe conjunta de mais de 12 mil colaboradores. Também pelo segundo ano consecutivo, a DHL é a única empresa do setor de logística a receber a certificação Top Employer no Brasil.
Oferecida pelo Top Employer Institute, organização holandesa fundada em 1991 e atuante em 118 países, a certificação visa avaliar e reconhecer as melhores práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento de talentos e promoção de um bom ambiente corporativo. O resultado veio através de uma profunda análise das políticas de RH da DHL, em que foram avaliados quesitos como remuneração e benefícios, cultura, aprendizado e desenvolvimento. Alguns dos itens verificados passam, inclusive, por auditorias.
Especializada no agenciamento de fretes marítimos, aéreos e rodoviários, a DHL Global Forwarding recebeu a certificação pela segunda vez. “Creio que temos uma base muito sólida: trabalhamos em uma empresa cujo pilar fundamental é ‘Respeito & Resultados’, ou seja, as pessoas tem um papel central e essa preocupação norteia todas nossas ações. A certificação Top Employer reflete a realidade de uma empresa que vive intensamente esses valores no cotidiano de cada colaborador, o que nos motiva a ir cada vez mais longe”, afirma Luciana Ezequiel, Diretora de Recursos Humanos da DHL Global Forwarding. A divisão também atribui à nova certificação a consolidação de programas de gestão de talentos e lideranças, monitoramento do clima interno e capacitação técnica continuada de seus colaboradores.
A DHL Supply Chain, voltada à área de distribuição e armazenagem, foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo no Brasil. “Em 2018, superamos a marca de 10 mil colaboradores no Brasil. É mais do que algumas pequenas cidades, sendo que este público está distribuído em pelo menos 56 localidades diferentes. É um desafio e tanto! Ver que não apenas cuidados desta população, mas zelamos com excelência e reconhecimento do mercado é, sem sombra de dúvidas, um motivo de muita satisfação e estímulo para toda a equipe do RH e para as lideranças da empresa”, disse Eduardo Batista, Vice-Presidente de Recursos Humanos da DHL Supply Chain. O executivo complementou ainda que “unimos escala e qualidade, um feito digno de muita comemoração ainda mais em um setor tão sensível para a economia como um todo. Tivemos, em 2018, inclusive, grande desafios que foram superados com a dedicação e profissionalismo da nossa equipe”.
A DHL Express, unidade de negócio especializada em transportes expressos internacionais e nacionais, conta hoje com uma equipe de mais de mais de mil especialistas. A empresa está sendo certificada com o selo Top Employer pelo quinto ano consecutivo, sendo que na última certificação (2018) ficou entre as empresas ‘Top Five’. “Um ano após a inauguração do nosso novo e moderno escritório, verificamos que os colaboradores estão cada vez mais engajados e empolgados com nosso dia-a-dia. Na companhia, olhar para as práticas de gestão e procurar melhorá-las já virou um hábito”, comenta Priscila Giabardo, Gerente de Gestão de Talentos.
Em 2018, a unidade implementou o ‘Plano de Sucessão e Desenvolvimento de Carreira’, o que gerou uma grande proporção e possibilitou a movimentação e aprimoramento de diversos talentos da DHL Express. Complementando o Plano de Sucessão, a empresa lançou um ‘Plano de Carreira’ para toda a empresa, dando a visibilidade de todas as posições e permitindo aos colaboradores traçarem o futuro de sua carreira, contando com o apoio das ferramentas de desenvolvimento oferecidas pela companhia. “O melhor exemplo disso é a atual CEO da DHL Express, Mirele Mautschke, que desenvolveu uma carreira brilhante e consolidada na companhia, tendo iniciado sua carreira como Analista, em 1998, e assumindo a Presidência, em 2018”, complementa Priscilla.
Em comum, as três unidades oferecem vários programas destinados ao desenvolvimento de carreiras e ao desenvolvimento pessoal. Um deles oferece aos colaboradores a oportunidade de expandir seus conhecimentos em todas as áreas da operação logística – desde transporte e armazenamento a vendas e finanças. Programas como o Dia Global do Voluntariado e as múltiplas iniciativas GoHelp, GoGreen e GoTeach oferecem aos colaboradores a chance de colocar em prática os princípios-chave da responsabilidade social promovidos pela DHL – apoiar a comunidade, proteger o meio ambiente e promover a educação.