A TRUMPF abriu uma nova Smart Factory. Localizada em sua sede, em Ditzingen, na Alemanha, a nova instalação já está produzindo peças para a sua própria produção. Projetada como um ambiente de manufatura totalmente conectado, a Smart Factory também serve como um centro de demonstração – um lugar onde clientes podem ver por si mesmos como funciona a fabricação de peças de chapas metálicas de forma eficiente.
“Temos 30 máquinas interconectadas em nossa nova Smart Factory. A conectividade ajuda a reduzir as taxas de sucata e o tempo de processamento, além de aumentar a eficiência. Nenhuma outra empresa tem know-how de projeto e construção de linha completa de produção interconectada e digitalizada como a TRUMPF”, disse Heinz-Jürgen Prokop, Diretor Executivo de Máquinas-Ferramentas da TRUMPF.
A Smart Factory está dividida em três unidades, com um total de 5.000 metros quadrados. Junto com Chicago, nos EUA, e Taicang, na China, Ditzingen, na Alemanha, se tornou a terceira cidade a ter uma fábrica da TRUMPF totalmente conectada. A empresa agora possui uma Smart Factory em nos três principais continentes do mundo, destacando sua determinação em se aproximar de seus clientes.
Na nova Smart Factory, a conectividade se estende não apenas a máquinas de corte, dobra e solda, mas também aos sistemas de armazenamento de grande escala e veículos autoguiados. Todo o ambiente de produção é gerenciado a partir do centro de controle. Este centro coleta todos os indicadores-chave de desempenho do processo de produção em tempo real, desde a entrada do pedido até o produto acabado. “A melhor maneira de aumentar a eficiência de uma linha de corte, dobra e solda é se concentrar nas etapas que ocorrem antes e depois da produção da peça. Conectar processos de produção e máquinas oferece às empresas uma vantagem competitiva decisiva – especialmente em uma era de tamanhos de lote decrescentes, tempos de resposta mais rápidos e peças cada vez mais complexas”, diz Prokop.
Sistemas inteligentes, como o software de programação da TRUMPF TruTops Fab, ajudam os operadores a monitorar todo o processo de produção de onde quer que estejam usando um tablet, smartphone ou relógio inteligente.
A Smart Factory da TRUMPF atende à demanda interna de fabricação da própria empresa. Mas também serve como um centro de demonstração para outras empresas da Alemanha e da Europa, mostrando como aumentar a eficiência de corte, dobra, puncionamento e soldagem em um ambiente de produção real.
Empresas de todos os tamanhos, desde uma pequena manufatura até as grandes corporações, podem descobrir ganhos com a manufatura conectada. Por exemplo, pequenas empresas podem aumentar significativamente sua eficiência optando por soluções básicas, como o assistente de separação de peças Sorting Guide, baseado em Inteligência Artificial (IA). A Smart Factory da TRUMPF oferece o exemplo perfeito de como conectar a manufatura passo a passo com a logística e outras áreas. Empresas maiores, com mais máquinas, podem aprender como configurar a produção semiautônoma estudando a integração perfeita da Smart Factory com puncionamento, dobra, lasers e sistemas de armazenamento.