Em 2015, todas as áreas da Vulkan do Brasil passaram por ajustes e um planejamento rigoroso para se preparar para os desafios do mercado brasileiro nos próximos anos. Segundo o alemão Klaus F. Hepp, CEO da unidade brasileira desde setembro de 2014, isso foi importante para que a empresa ganhasse fôlego. “Crise também significa oportunidade de crescimento. Para sobreviver a esse momento do país fizemos os ajustes necessários, estamos diversificando nossa linha de produtos e abrindo novos mercados. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento saltaram de 3,5% para 6% do faturamento anual. Em 2016, serão lançadas quatro linhas novas de produtos”, diz ele.
A Vulkan do Brasil espera ampliar sua participação no mercado externo dos atuais 15% para 30% até 2018, aumentando as vendas para os mercados para os quais já exporta, como, por exemplo, África do Sul, Estados Unidos, Europa e Austrália, entre outros, e voltando seu foco para a América Latina, principalmente pela proximidade. A unidade brasileira investiu inicialmente na implantação de duas filiais, uma em Bogotá, na Colômbia, e outra na cidade de Queretaro, no México. Atualmente, as exportações para os países latinos representam cerca de 50% do total de exportações.
O escritório da Colômbia entrou em operação em dezembro de 2015 e o do México no início de janeiro deste ano. “Nossa expectativa é manter o mesmo faturamento em 2016 mas a previsão é de aumentarmos o faturamento de 2015 em 30% até 2018”, explica Hepp.
Klaus também afirma que as vendas no exterior darão maior sustentação ao negócio. Com a adequação dos produtos a padrões mais elevados, a Vulkan do Brasil poderá atender aos mercados mais exigentes e oferecer aos seus clientes um portfólio maior de produtos com certificações internacionais.
A unidade do Brasil é responsável pelo atendimento na América Latina pela proximidade e por possuir uma estrutura completa no país, onde já celebra 40 anos de existência. Com fábrica localizada no estado de São Paulo e 200 funcionários, possui engenharia própria de produto e desenvolvimento, centro de testes com bancadas até 600 HP, assistência técnica qualificada, produtos e processos devidamente certificados e adequados as mais exigentes normas internacionais.
A VULKAN é uma empresa alemã de engenharia mecânica, especializada em produtos de transmissão de potência, sistemas de frenagem, e tecnologia de união sem solda para tubos de refrigeração e ar condicionado. Há 125 anos no mercado mundial e há 40 anos no Brasil, possui cinco plantas – Alemanha, Brasil, China, Índia e Estados Unidos – e 50 subsidiárias pelo mundo.
Foto: Divulgação Vulkan