Com o projeto de uma manta impermeabilizante sustentável para aterros sanitários, quatro estudantes de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda-RJ (UniFOA) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), conquistaram a primeira edição do Prêmio Futuro Sustentável da Continental Pneus e, como recompensa, ganharam um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa na Alemanha no período de 5 a 19 de janeiro de 2013. A definição do trabalho vencedor ocorreu nesta quinta-feira (29), em evento em São Paulo. O professor orientador responsável pelo grupo recebeu um iPad.
Lançado em agosto deste ano, o prêmio teve por objetivo estimular os futuros engenheiros a desenvolverem soluções inovadoras que possam contribuir para a sustentabilidade, uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis. Cinco foram os classificados para a fase final entre as dezenas de trabalhos recebidos pela empresa.
A equipe vencedora foi coordenada pelo professor Claudinei dos Santos e integrada pelas estudantes da UERJ Nyára Moraes de Paulo e Larissa Dornelles e pelas estudantes da UniFOA Crislaine dos Remédios e Aline Miranda Cecílio.
“Nossa proposta com esta iniciativa foi conscientizar os engenheiros que estão saindo para o mercado de trabalho sobre o decisivo papel que eles podem e devem desempenhar na construção de uma sociedade cada vez mais comprometida em preservar os recursos do planeta. O que nós oferecemos a eles foi uma oportunidade para exercerem a sua criatividade na busca por soluções sustentáveis envolvendo a reutilização de pneus inservíveis, preservando o meio ambiente em benefício desta e das futuras gerações”, explica Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas Operações Comerciais de Pneus Continental para a América Latina.
Reciclagem de pneus
“A carcaça de um pneu pode receber os mais diversos destinos na reciclagem. No Brasil, o governo federal autoriza, por exemplo, sua reutilização em inúmeras frentes, desde combustível para fornos de cimento, celulose e cal, até picotagem para a fabricação de asfalto ou como matéria-prima para a indústria calçadista”, ressalta Sarzano.
Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis no Brasil, cerca de 2,3 milhões de toneladas do material – o equivalente a cerca de 400 milhões de unidades de pneus de carros de passeio – foram encaminhadas para a reciclagem. Os dados são da Reciclanip, entidade que reúne os fabricantes de pneus novos no Brasil (Continental, Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli) e é responsável pela coleta e destinação de pneus inservíveis.
Finalistas
Os outros quatro projetos finalistas do Prêmio Futuro Sustentável foram: Utilização de concreto e borracha de pneu para produção de bloquetes (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo, São Paulo); Produção de tachões reciclados para condomínios e empreendimentos verdes (Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém); Estudo sobre o uso de pó de pneus para produção de cerâmica estrutural (Faculdade Redentor, Itaperuna, Rio de Janeiro); e Utilização de misturas de pneus triturados e solo para construção de aterros rodoviários (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal).
Integraram a comissão julgadora do prêmio a professora Valma Martins Barbosa, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Renata Campos Aranha, analista ambiental da Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões da Diretoria de Qualidade Ambiental do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente); e Cesar Faccio, gerente-geral da Reciclanip, além de engenheiros da Continental Pneus.