A AutoForm Engineering GmbH, fornecedor líder de soluções de software para processos de estamparia e montagem BiW, apresentou sua última versão de software AutoForm Forming R10. Este último lançamento permite aos usuários projetar processos de conformação de qualidade. Os novos recursos e aprimoramentos importantes são de benefício particular para usuários que trabalham nas áreas relacionadas ao desenho de superfícies de ferramental, compensação de retorno elástico, teste e conformação a quente.
O AutoForm Forming R10 oferece novos recursos para suporte à geração de superfícies para o ferramental. Com esta nova versão, os usuários podem desenvolver flanges em ferramentas de conformação não apenas durante o projeto da operação de estampagem, mas também para as operações de conformação secundária. O software permite que os usuários desativem recursos geométricos únicos para a alteração da forma e os ativem novamente, se necessário, para avaliar facilmente alternativas de projetos. Ao usar o AutoForm Forming R10, eles podem acelerar significativamente o processo de geração da de superfícies e soluções para o ferramental completo.
Além disso, o AutoForm Forming R10 permite aos usuários avaliar facilmente diferentes estratégias de compensação. Com esta versão, eles podem visualizar e comparar as estratégias de compensação e, em seguida, selecionar a mais adequada às suas necessidades. Como resultado, a geometria da peça final pode ser realizada com eficiência dentro das tolerâncias exigidas e com um número mínimo de loops de correção no tryout.
Na prática, o ajuste de ferramental (die spotting) requer habilidades de engenharia correspondentes e, normalmente, uma quantidade considerável de tempo para preparar ajustar o ferramental durante o tryout. O AutoForm Forming R10 oferece suporte para o ajuste virtual de matrizes (virtual die spotting). Os usuários podem ativar as ferramentas e áreas a serem ajustadas e selecionar a posição antes de fechar completamente as ferramentas onde o ajuste deve ocorrer. Posteriormente, os resultados podem ser exportados para o departamento de CAM, onde podem ser usados para fresagem/cópia. Esse novo recurso traz economia de tempo que teria sido dedicado ao ajuste físico no tryout.
O AutoForm Forming R10 traz opções adicionais para cobrir processos para os quais um elemento com espessura é crucial, como “ironing” e cunhagem. Os usuários agora podem simular com sucesso tais processos simplesmente mudando o tipo de elemento de casca elástica-plástica para com espessura. Com o AutoForm Forming R10, a simulação com um elemento com espessura não requer nenhuma modificação na configuração da simulação.
Além disso, o AutoForm Forming R10 oferece novos recursos para uma consideração mais realista dos efeitos tribológicos, bem como soluções eficazes para os mais recentes desenvolvimentos na conformação a quente, como novas tendências em têmpera sob medida, novos aços modernos, tribologia e alta eficiência de têmpera.
O Dr. Markus Thomma, CMO do Grupo AutoForm, declarou: “Estamos satisfeitos que com o AutoForm Forming R10 já possamos atender a algumas das principais expectativas expressas por nossos clientes na última pesquisa. O alto nível de satisfação com nosso software e serviços, conforme indicado pela multidão de respostas positivas da pesquisa, é um poderoso incentivo para nós. AutoForm continua em seus esforços para desenvolver novos recursos e aprimoramentos e fornecer aos usuários o melhor software e serviços. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à nossa comunidade de usuários em nossos eventos dedicados a este lançamento, que acontecerá em todo o mundo nas próximas semanas”.