Entre os dias 5 e 13 de outubro, uma delegação com representantes do Estado Livre da Baviera esteve no Brasil para estabelecer contatos com foco em novos negócios e cooperação bilateral.
Intitulada “Bavaria in Brazil: Transforming Today for a Greener Tomorrow”, a missão ocorreu sob a liderança de Tobias Gotthardt, Secretário de Estado para Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera e contou com mais de 25 participantes, entre representantes do Governo, instituições de pesquisa, empresas e agências de fomento.
SENAI CIMATEC
A agenda da delegação teve início em Salvador (BA) no dia 7 de outubro. Recebidos pelo Professor Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação e Reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC), o grupo visitou as instalações do complexo, que é referência de computação quântica no Brasil e participou de uma conversa sobre o cenário econômico e político da Bahia e seu potencial de investimento com Paulo Guimarães, CEO do Bahia Invest.
Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI)
Já em São Paulo, a delegação foi recebida no dia 8 de outubro por Emílio Silva, Vice-Diretor Científico e Diretor do Programa de Gases de Efeito Estufa do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), da Universidade de São Paulo.
O RCGI é um centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de emissões de CO2. Durante a visita, a delegação assistiu a uma apresentação sobre a atuação do centro e suas principais linhas de pesquisa e projetos, podendo tirar dúvidas sobre o potencial brasileiro na produção de energias renováveis, especialmente sobre a conversão de etanol em hidrogênio e os impactos positivos deste processo para os mercados de geração de energia e de fertilizantes.
Emílio Silva defendeu o etanol como o trunfo brasileiro neste contexto. “Etanol é a vocação brasileira”, afirmou, explicando que a vasta experiência nacional na produção de etanol, aliada às características naturais de nosso País, vasta capacidade agrícola capaz de absorver a demanda, e a alta adesão popular ao conceito de carros flex, configuram um importante alavancador para outras soluções de mobilidade, como eletrificação, gás natural e, futuramente, hidrogênio.
O grupo concluiu o encontro com uma visita à instalação da primeira estação do mundo a converter etanol em hidrogênio, localizada dentro do campus da Universidade. Com investimento total de mais de R$ 182 milhões, a estação terá capacidade para produzir 4,5 quilos de hidrogênio por hora e deve começar a operar já nos próximos meses.
Projeto GOL
No mesmo dia, o grupo viajou a Carapicuíba (SP) para conhecer o Projeto GOL, iniciativa patrocinada pela Chancelaria do Estado da Baviera. Desenvolvido pela Obra Kolping Estadual de São Paulo, o programa oferece treinamentos e ferramentas de identificação de competências para apoiar jovens em sua inserção no mercado de trabalho.
Sabesp
Para fechar o primeiro dia de programação em São Paulo, o grupo foi recebido na Sabesp por Marcel Sanches, Assistente Executivo da Diretoria de Engenharia da companhia, representando o Superintendente Roberval Tavares.
Durante o evento, foram apresentados projetos, tecnologias e soluções implementadas para a redução de desperdício de água e aproveitamento da estrutura para a transição energética, assim como o ampliamento do serviço da Sabesp para o Estado de São Paulo.
A delegação pôde conhecer também o recém-inaugurado Centro de Gestão Operacional Cognitiva da Sabesp, que é um centro de controle e de fornecimento de informações diárias para tomada de decisão de planejamento. A visita do grupo marcou o pontapé da visibilidade internacional do projeto, visto que a missão bávara foi a primeira delegação internacional a visitar as instalações.
“Aqui fazemos um acompanhamento diário de todos os indicadores dos processos de manutenção, de operação de água, de operação de esgoto e toda a parte comercial. O centro de operação foi inaugurado esse ano e é um projeto experimental da Sabesp que já vem trazendo bons resultados, tanto para o bom desempenho operacional da empresa, quanto do ponto de vista de atendimento para os clientes”, explicou Maycon Rogerio de Abreu, Superintendente da Sabesp.
Briefing político-econômico na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo
O segundo dia de programação em São Paulo teve início no escritório da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). O grupo capitaneado pelo Secretário de Estado Tobias Gotthardt participou de um briefing sobre o mercado brasileiro, especialmente no âmbito de energias renováveis, e discutiu como o País, que é o principal parceiro de negócios da Baviera na América do Sul, pode se beneficiar dessa relação para o desenvolvimento de pesquisas.
Detlef Dralle, Diretor Presidente da HTB Engenharia e Construções e Vice-Presidente da AHK São Paulo, participou da discussão contribuindo com dados sobre o setor de infraestrutura.
“Não existem pontos negativos para investir no Brasil. Existem somente pontos a serem desenvolvidos”, defendeu.
Visita ao DEX, da Siemens
Na parte da tarde, a delegação foi recebida na Siemens para um importante debate sobre como inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado na construção de um futuro sustentável. Para se aprofundar no tema, os integrantes exploraram o Digital Experience Center (DEX), podendo conhecer o catalisador de tecnologia e de inovação, no qual é possível visualizar as soluções digitais da empresa.
Recepção na NürnbergMesse Brasil
O dia de visitas foi encerrado na NürnbergMesse Brasil, para uma noite de networking e troca de experiências com empresas de diferentes ramos de atuação. João Paulo Picolo, CEO da organização, recepcionou esse momento ao lado de seu par da Alemanha e integrante da delegação, Dr. Florian Wagner, Senior Manager International Relations & Business Management da NürnbergMesse GmbH.
Hydrogen Dialogue Latam
Para oferecer aos integrantes da delegação uma perspectiva ainda mais ampla sobre o potencial brasileiro como player no mercado global de energias renováveis, com foco em hidrogênio verde, a programação do grupo incluiu a participação na 3ª edição do Hydrogen Dialogue Latam.
Uma iniciativa da NürnbergMesse Brasil, Hiria, Guia Marítimo e da AHK São Paulo, o evento se propõe a discutir o desenvolvimento das cadeias de valor do vetor energético e conectar diferentes atores do ecossistema de hidrogênio verde.
Em sua fala na abertura do evento, o Secretário de Estado Tobias Gotthardt destacou que o Brasil é o principal parceiro de negócios da Baviera na América do Sul e encorajou que as oportunidades de cooperação, especialmente na área de energias renováveis, sejam intensificadas. “A Baviera tem ótimas relações comerciais com o Brasil e inúmeras dessas cooperações só ficam cada vez mais profundas, especialmente no ecossistema acadêmico e de pesquisas”, frisou.
Saiba mais sobre os temas discutidos no Hydrogen Dialogue Latam
AYA Hub
No mesmo dia, uma parte do grupo visitou o AYA Hub, primeiro Centro de Economia Verde no Brasil. Recebidos por Patrícia Ellen, Cofundadora do AYA; Eduardo Aranibar, CEO do AYA; e Luana Paganini, Diretor de Relações Comerciais e com Clientes, o grupo participou de uma discussão com foco em soluções de descarbonização e bioeconomia.
Palácio do Governo
A parceria, já tão próxima, entre os estados de São Paulo e da Baviera foram tema de uma reunião com o Vice-Governador de São Paulo
Felicio Ramuth; a Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana A. Cardoso; Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Stephanie Costa, e o Presidente da InvestSP, Rui Gomes Jr. Recebidos no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, os membros da delegação discutiram projetos em parceria entre os estados.
“Um tema para o qual temos interesse em fazer parcerias, principalmente com a Baviera, é a Transição Energética. O estado de São Paulo é o maior produtor do mundo de cana de açúcar, fonte para produção do etanol. Entendemos que o etanol é um grande caminho para o desenvolvimento do hidrogênio verde”, afirmou Felicio Ramuth.
Comemoração de 25 anos da Representação do Estado da Baviera no Brasil
O encerramento do dia 10 de outubro se deu em grande estilo, com a comemoração dos 25 anos da Representação da Baviera no Brasil. O evento aconteceu na Residência oficial do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e contou com representantes de empresas, instituições e parceiros da Representação. “A Baviera cultiva o relacionamento com São Paulo e o Brasil há 25 anos por entender a relevância da cooperação de ambas as regiões. Seguiremos investindo nesta relação e reforçamos o nosso agradecimento o trabalho de toda a equipe da Representação, em especial, à Dra. Claudia Bärmann Bernard”, reforçou o Secretário de Estado para Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera Tobias Gotthardt.
Além da presença do Secretário de Estado e dos membros de sua delegação, a festa contou também com a presença da Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg e da Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, Barbara Konner.
Unicamp INOVA
Na sexta-feira (11), o grupo se dirigiu a Campinas, para conversar mais sobre sustentabilidade, abrangendo as etapas desde a pesquisa até a sua implementação. Em visita ao Inova, Agência de inovação da Unicamp, o grupo conheceu de perto as inciativas da Universidade, assim como as possibilidades de investimento e parceria com a cidade. A visita foi guiada pelo Reitor da Universidade, Antonio José de Almeida Meirelles; a Coordenadora do Ambiente de Inovação e Empreendedorismo do Unicamp INOVA, Mariana Zanatta Inglez; e a Professora na Unicamp, Gabriela Celani.
ITAL + Fraunhofer IVV
Logo em seguida o grupo visitou as dependências do Instituto Agronômico para conhecer as plantações de café e de macaúba, com direito a
palestras técnicas do R&D Advisor-Extern no Fraunhofer IVV, Alexandre Martins Moreira; o Professor de Pós-Graduação nos Programas de Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico de Campinas, Carlos Augusto Colombo; e uma apresentação do funcionamento do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) com a Diretora Geral, Eloisa Garcia, assim como uma apresentação do integrante da nossa delegação e Vice-Diretor do Fraunhofer IVV, Peter Eisner.
São Paulo Oktoberfest
Para encerrar a programação agitada da delegação em clima de celebração, o grupo participou na noite de sexta-feira (11) da cerimônia de abertura da sétima edição da São Paulo Oktoberfest. Acompanhados pelos ideali
zadores da festa, Walter Cavalheiro e Philipp Schiemer, os membros participaram da tradicional o estouro do primeiro barril de cerveja. Também participaram da solenidade a Dra Claudia Bärmann Bernard, Barbara Konner, Martina Hackelberg e representantes do Governo do Estado de São Paulo.
“Delegações como essas são muito importantes para nós, pois fomentam novos negócios, estimulando a troca de ideias e experiências, possibilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos”, destacou Dra. Claudia Bärmann Bernard.
Conheça os integrantes da delegação:
- Tobias Gotthardt, Secretário de Estado do Ministério de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia do Estado da Baviera
- Dr. Martin Brunnhuber, MDL, Grupo parlamentar do Free Voters
- Florian Von Brunn, MDL, Grupo parlamentar do SPD
- Gudrun Weidmann, Chefe do Departamento de Internacionalização no Invest in Bavaria
- Silke Huber-Vogt, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado
- Bastian Brummer, Porta-voz adjunto da imprensa do Ministério de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia do Estado da Baviera
- Dr. Claudia Bärmann Bernard, Representante do Estado Livre da Baviera no Brasil
- Bernhard Baumgartner, Diretor de Comércio Exterior da VDMA e. V. Landesverband Bayern
- Oliver Betz, Diretor Geral / Sócio da systec Controls Meß- und Regeltechnik GmbH
- Wolfgang Leonhard Beitz, CFO da Siemens Brasil
- Luis Felipe Gatto Mosquera, VP Legal, Government Affairs da Siemens Brasil
- Jessica De Pleitez, Consultora para Europa, Reino Unido e América
- Latina da IHK München e Oberbayern
- Thomas Dreykorn, Departamento de Economia e Ciência, Chefe do escritório do Fórum de Ciência da Região Metropolitana de Nuremberg
- Kristin Eckert, Managing Director South America do Start2 Group GmbH
- Prof. Dr. Monika Egerer, Catedra de Ecossistemas Produtivos Urbanos na Technische Universität München
- Prof. Dr.-Ing. Peter Eisner, Vice-diretor do Instituto Fraunhofer Institut für Verfahrenstechnik und Verpackung
- Fernando Fritz, Head of InvestSP Europe Representante do Estado de São Paulo
- Jan Hölzel, Diretor de Desenvolvimento Corporativo e Estratégia da Process Control Engineers GmbH
- Dr.Rer.Nat. Emanuel Ionescu, Vice-diretor do Instituto do Fraunhofer Institution for Materials Recycling and Resource Strategy (Fraunhofer IWKS)
- Michael Jahn, Gerenciamento de vendas / Gerenciamento de produtos do Föckersperger Maschinen GmbH
- Dr.-Ing. Stefan Kaneff, Diretor Geral da EUROS Embedded Systems GmbH
- Martin Konerth, Fundador e CEO da G & E Sales UG
- Sebastian Kramer, Diretor de Relações Econômicas Internacionais do Stadt Nürnberg – Wirtschaftsreferat
- Dr. Marc Lucassen, Diretor Executivo IHK Schwaben
- Carlos Olivo, Global Sales Sewage & Water Solutions Flottweg SE
- Carolin Reiser, Diretora de Assuntos Internacionais Zentrum Wasserstoff.Bayern / Hydrogen Center Bavaria (H2.B)
- Prof. Dr. Volker Sieber, Reitor do Campus Straubing da Technische Universität München (TUM)
- Philipp Steinberger, CEO Wöhner GmbH & Co KG
- Dr. Florian Wagner, Senior Manager International Relations & Business Management NürnbergMesse GmbH
- Agnieszka Eckert, Senior Manager Delegation trips & visits Bayern International GmbH