Evonik amplia capacidade produtiva de probióticos

Foto: Divulgação – Evonik

A Evonik modernizou e ampliou a produção de probióticos em sua unidade produtiva de León, Espanha, lançando as bases para o crescimento da linha Gut Health Solutions. A capacidade de produção das marcas Ecobiol®, Fecinor® e GutCare® foi mais que dobrada. O site de León aumentou sua capacidade produtiva para 6.000 toneladas de probiótico final misturado ao ano.

Com um foco mais centrado em soluções baseadas em probióticos como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento, o objetivo da linha de negócios Animal Nutrition da Evonik é entregar soluções que asseguram o bem-estar e o desempenho dos animais ao mesmo tempo em que protegem a saúde humana e disponibilizam proteínas animais de alta qualidade à população mundial em crescimento.

“Oferecer soluções sustentáveis para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais é algo que, além de estar no coração da nossa atividade, representa um negócio com significativo potencial de crescimento e de grande importância estratégica para a Evonik”, diz Gaetano Blanda, responsável pela linha de negócios Animal Nutrition na Evonik. “A ampliação em León vem ao encontro da crescente demanda pela nossa linha de produtos probióticos. Vamos continuar demonstrando o impacto das nossas soluções sobre o microbioma, a função intestinal e o desempenho dos animais”.

Probióticos são micro-organismos vivos adicionados à alimentação animal para manter ou restaurar o equilíbrio microbiano nos intestinos dos animais. “Enquanto houver bactérias ‘boas’ em quantidade suficiente para manter potenciais patógenos afastados, o animal se mantém saudável”, explica Dr. Torben Madsen, responsável pela área Sustainable Nutrition na linha de negócios Animal Nutrition da Evonik. “Uma microbiota intestinal estável também fortalece o sistema imune do animal, ajudando a prevenir doenças”.

Evonik Animal Nutrition desenvolveu um portfólio inovador de Gut Health Solutions baseado em probióticos para suínos, aves e aquicultura. Sua linha de probióticos – da fermentação de micro-organismos ativos ao aditivo alimentar pronto e a pré-misturas – vem sendo produzida em León desde 2016. O site é desenvolvido e otimizado constantemente. 

Em 2022, a Evonik investiu em capacidades fermentativas de ponta, um novo sistema de circuito de refrigeração e um novo armazém no site, que entrou em operação há pouco tempo.

Além de impulsionar a capacidade de produção, as novas instalações e processos aprimorados agregam importantes melhorias à empresa do ponto de vista da sustentabilidade. O consumo de energia, água doce e matérias-primas por produto foi reduzido de maneira significativa e, desde janeiro de 2023, o site vem usando eletricidade oriunda exclusivamente de fontes de energia renováveis.