Há mais de 60 anos a Liebherr vem desenvolvendo e comercializando centrais misturadoras para a produção de concreto. Toda esta experiência foi agora incorporada ao desenvolvimento de um novo sistema modular inovador. A empresa apresentará a nova Betomix ao público pela primeira vez na Bauma, e esta nova versão estará disponível a partir de 2023.
As novas versões de centrais misturadoras Betomix e Mobilmix podem ser combinadas de forma flexível a partir de módulos pré-fabricados, que podem substituir vários modelos anteriores. Para os clientes, isso significa: Mais liberdade na configuração das centrais, prazos de entrega mais curtos, montagem mais rápida e maior disponibilidade de peças. As melhorias nos acionamentos também reduzem o consumo de energia em até 30 % e aumentam a precisão de pesagem, proporcionando uma economia de até 7,5 kg de cimento por metro cúbico de concreto.
Atinja o seu objetivo mais rapidamente com módulos
O novo conceito é baseado em um projeto modular implementado de forma consistente. Os módulos individuais podem ser planejados e fabricados independentemente uns dos outros, e combinados ainda com outros módulos. Eles são quase completamente montados e cabeados na fabrica da Liebherr. Após os testes, os módulos são entregues ao cliente como unidades completas e independentes. Economia no transporte: As dimensões dos módulos são otimizadas e não ultrapassam três metros de largura. Isto torna dispensável a utilização de transportes especiais para quase todas as combinações da central. Devido ao seu conceito inovador, os módulos podem ser rápida e eficientemente montados e colocados em operação no local de instalação.
Um conceito, muitas soluções
Dependendo das necessidades do cliente, os sistemas misturadores podem ser instalados na unidade básica. A Liebherr utiliza seus próprios misturadores de eixo vertical ou duplo eixo horizontal. São possíveis capacidades de produção de 100 â 210 m³ de concreto misturado por hora. Diversos acessórios podem ser intregrados facilmente. Diversas opções de instalações de armazenamento dos agregados podem ser incorporadas, tais como um silo torre. Até mesmo o revestimento opcional de inverno é padronizado para todas os modelos. Tudo pode ser combinado.
Conversores de frequência asseguram uma maior eficiência de energia e recursos
Para economizar até 30% de energia, os conversores de frequência controlam os acionamentos do misturador e do carregador, e otimizam o processo de mistura como um todo. Os processos de mistura híbridos e tempos de mistura mais curtos são fáceis de implementar, evitando picos de energia. O desgaste também é consideravelmente reduzido devido ao arranque e parada suave dos motores. São os conversores de frequência que oferecem o maior e mais importante beneficio na dosagem do cimento com uma precisão de +/- 0,5 %. Utilizando-se uma receita padrão com consumo de 300 kg de cimento por metro cúbico de concreto, é possível economizar até 7,5 kg de cimento – o que é um argumento importante para a nova geração de centrais misturadoras do ponto de vista ambiental e financeiro.