Um marco de progresso para o Mercedes-Benz eCitaro: mais de 1.000 unidades do ônibus elétrico de piso baixo já saíram da linha de produção de Mannheim, na Alemanha. Em aproximadamente cinco anos, desde o início de sua produção em série ao final de 2018, o eCitaro se tornou uma história de sucesso. Isso não só é confirmado por grandes pedidos de cidades alemãs como Hamburgo, Dresden, Bremen, Wiesbaden e Mannheim, como também de empresas de transporte da França, Itália, Suécia, Polônia, Áustria, Suíça e outros países europeus, que também estão depositando sua confiança nos ônibus elétricos da estrela de três pontas.
“O Mercedes-Benz eCitaro é uma solução permanente de eletromobilidade de ônibus urbanos”, destaca Mirko Sgodda, Chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “É seguro, confiável e econômico de operar. Com design moderno e inovador, demonstra também que pode ser elegante. Ao seu pedido, os clientes recebem suporte na transição para a eletromobilidade, podendo obter todas as soluções de uma única fonte, que o que inclui os ônibus elétricos, infraestrutura de recarga e gerenciamento das garagens”.
Plano de desenvolvimento rápido desde o início
O Mercedes-Benz eCitaro combina a plataforma já testada e comprovada do ônibus urbano Mercedes-Benz mais vendido de todos os tempos com novas soluções tecnológicas e um design inovador. Em 2018, o eCitaro foi lançado inicialmente como um ônibus convencional, cuja bateria tinha capacidade de até 243 kWh. Desde então, aquele sistema inovador de gerenciamento térmico reduziu a energia necessária para aquecimento, ventilação e ar condicionado em cerca de 40% na comparação com os modelos Citaro com motores de combustão interna, estabelecendo assim as bases para dar ao eCitaro uma autonomia prática.
As etapas seguintes de desenvolvimento, em intervalos curtos, já haviam sido delineadas em sua introdução. Portanto, além dos sistemas de recarga nas garagens, não demorou muito para que surgissem soluções para recargas oportunas para o eCitaro. Com a segunda geração de baterias, a autonomia foi ampliada sem aumentar o peso, abrindo caminho para o bem-sucedido ônibus articulado eCitaro G, lançado no mercado em meados de 2020.
Outro marco importante foi atingido no final de 2022, com a introdução da terceira geração de baterias de lítio de íon de alto desempenho com os principais componentes sendo o níquel, o manganês e o óxido de cobalto (NMC 3). Eles aumentam a capacidade das células da bateria em 50%, mantendo o mesmo peso, permitindo assim autonomia de até 280 quilômetros para o ônibus convencional.
eCitaro com célula de combustível para maior autonomia
Para rotas com distâncias ainda maiores – cobrindo assim quase 100% de todas as necessidades dos operadores de transportes – o eCitaro com célula de combustível é ideal para o aumento da autonomia. Este modelo teve sua estreia mundial no início de junho deste ano, na Cúpula da Conferência Global de Transportes Públicos 2023 em Barcelona, na Espanha
Na versão de ônibus articulado atualmente disponível, o eCitaro com célula de combustível pode rodar por cerca de 350 quilômetros sem recarga, com capacidade para até 128 passageiros. A base do eCitaro com célula de combustível é um sistema de propulsão elétrica por bateria NMC 3 de alto desempenho, enquanto a célula de combustível com potência de 60 kW serve como um gerador de eletricidade à base de hidrogênio para prolongar a autonomia. Essa combinação permite uma operação especialmente econômica, pois a eletricidade da rede está disponível a um preço mais baixo do que o hidrogênio verde. Em comparação com um veículo movido apenas a hidrogênio com uma pequena bateria, a célula de combustível eCitaro também é muito melhor no armazenamento da energia recuperada na frenagem e de forma rentável nas baterias grandes.