
A NIVEA, marca da Beiersdorf lançou o NIVEA CONNECT, uma missão global para combater ao isolamento social e promover as interações e laços profundos entre pessoas. A nova pesquisa global realizada pela NIVEA mostra que o isolamento social se tornou um dos maiores desafios para a saúde física e mental ao redor do mundo.
A pesquisa, realizada com 8.000 participantes em oito países, mostra a prevalência do problema e aprofunda nas razões e consequências por traz, caso nenhuma ação seja tomada. 86% dos entrevistados pela NIVEA afirmaram que o sentimento de solidão e o isolamento são cada vez mais problemáticos. Um a cada quatro (25%) entrevistados reportaram que sempre ou quase sempre se sentiram isolados durante os últimos 12 meses, e um a cada cinco (20%) afirmaram não ter nenhum amigo próximo.
Os impactos desse isolamento são devastadores. A solidão e o isolamento social têm sido associados a um aumento de 29% no risco de doenças cardíacas e a um aumento de 32% no risco de acidente vascular cerebral, devido, parcialmente, a um aumento nos níveis de cortisol e outros hormônios associados ao estresse que podem afetar a saúde com o passar do tempo.
Metade dos participantes do estudo (48%) que se identificavam como impactados pelo isolamento social experimentaram um declínio na saúde física, e 53% relataram a piora da saúde mental, levando a um maior risco de depressão e ansiedade. 58% relataram sentimento de desamparo, 56% deixaram de praticar atividades de interação e 56% negligenciaram responsabilidades importantes.
A Presidente Global da NIVEA, Grita Loebsack afirmou: “Neste exato momento, alguém que você se importa está se sentindo sozinho. Quando nós realmente entendemos os impactos profundos da solidão e isolamento social, isso nos compele a agir — não apenas por compaixão, mas por entender que o bem-estar é fortemente conectado aos outros. Ao promover a conexão significativa e inclusão, nós podemos desencadear uma onda de mudança positiva, garantindo que ninguém tenha que enfrentar a dor da solidão sozinho”.
Grita Loebsack ainda enfatiza: “O NIVEA-CONNECT foi criado para fortalecer as relações pessoais, educar as pessoas e para agir e inspirar ambientes em que as pessoas podem pedir por suporte sem terem medo. Quando lidamos com o isolamento social, é necessário um esforço global conjunto para desestigmatizar e encorajar discussões sobre a solidão. Juntos, nós podemos desafiar o estigma, promover a conscientização e implementar soluções para o combate ao isolamento social”.
A missão do NIVEA CONNECT
A NIVEA almeja combater o isolamento social por meio do NIVEA-CONNECT, uma iniciativa que trabalha para educar e apoiar comunidades, organizações e indivíduos ao redor do mundo, para reduzir o estigma e encorajar as conexões entre pessoas por meio de três etapas principais.
Primeiro, a NIVEA estabelecerá projetos locais com parceiros em 40 países até 2026. Em segundo lugar, a NIVEA utilizará a sua influência e presença global para comunicar e envolver as comunidades sobre essa questão. Por último, com a colaboração da comunidade global de cientistas, especialistas e organizações na luta contra o isolamento social, a NIVEA criará pontes de pertencimento e confiança. Fazendo isso, a marca se junta à Beiersdorf com o compromisso de defender uma sociedade mais inclusiva que esteja ancorada na Agenda de Sustentabilidade CARE BEYOND SKIN da empresa.
Para mais informações sobre a pesquisa, clique aqui.