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24 de março de 2025

SUVW Tera é produzido no Brasil e democratiza acesso às SUVs, gera empregos e traz investimentos à cadeia produtiva

Por Redação Brasil-Alemanha News

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Foto: divulgação Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil anunciou o início da produção do SUVW Tera em evento na fábrica de Taubaté (SP). Considerado o modelo Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o Novo Tera é 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no Brasil. A produção do novo SUVW já está movimentando a cadeia de fornecedores, gerando novos empregos e inovando o processo produtivo da unidade de Taubaté, onde será fabricado.

O SUVW Tera teve sua avant-première no Carnaval do Rio de Janeiro, desfilando em uma ação inédita na Marquês de Sapucaí, e chegará ao mercado brasileiro neste primeiro semestre para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder de vendas com toda a sua Família SUVW, formada hoje pelo Novo T-Cross, Novo Nivus, Taos e Tiguan, que já somam 26.024 unidades vendidas neste ano (janeiro a 13/3). Com força global, o SUVW Tera também será comercializado a partir do segundo semestre em mais de 25 países da América Latina, abrangendo mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além da África.

O SUVW Tera já está impactando fortemente a economia brasileira ao movimentar a cadeia de fornecedores da Volkswagen do Brasil. “O SUVW Tera simboliza um momento histórico para a Volkswagen na Região América do Sul e para a fábrica de Taubaté. É um carro do Brasil para o mundo, que democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira. O Novo Tera tem índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil) e contará com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras”, afirmou Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen Região América do Sul.

A Volkswagen do Brasil conta atualmente com 414 fornecedores de peças de veículos, sendo que 58% deles (241 empresas) abastecerão o SUVW Tera. Dos fornecedores do Tera, quatro são novas empresas, que chegaram agora à cadeia atual de fornecimento VW, por conta do modelo.

A geração de empregos é outro fator social importante na trajetória do Novo Tera. “O SUVW Tera é motivo de muito orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil. O modelo é 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no País e valoriza o talento dos brasileiros. Para produzir o Tera em Taubaté, estamos gerando 260 novos empregos diretos na fábrica, sendo 40% mulheres, e até 2.600 empregos indiretos estão sendo criados na cadeia de fornecedores. Considerado o Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o SUVW Tera é o 4º modelo da nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões da marca no Brasil. Assim, demonstramos mais uma vez o nosso compromisso com o País e as nossas pessoas”, disse Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

As novas contratações na fábrica de Taubaté tiveram início em janeiro e seguem até abril deste ano. Atualmente são 2.900 colaboradores Volkswagen trabalhando na unidade que fará o SUVW Tera e onde já é fabricado o VW Polo, o carro de passeio mais vendido do Brasil e líder entre os hatches, com 16.457 unidades já emplacadas neste ano (janeiro a 13/3). Como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen do Brasil, de 2024 a 2028, a unidade de Taubaté também recebeu inovações em sua produção e logística para fabricar o SUVW Tera.

A área de Estamparia, onde as chapas de aço são transformadas em peças automotivas, contou com aumento de 80,6% na quantidade de ferramentas. Com as 158 novas ferramentas que chegaram para o SUVW Tera, agora a fábrica conta com 354. A área também recebeu um novo GOM (equipamento de medição automática de peças), entre outras inovações.

A Armação, onde as peças de aço são soldadas e transformadas na carroceria, contou com aumento de 81% em equipamentos, sendo 347 novos robôs (totalizando agora 875), 227 novas pistolas de solda (totalizando 514), 120 novas pinças (totalizando 268), entre outros.

A Pintura de Taubaté teve sua linha adaptada para a instalação da pintura Bi-tone (teto preto). Além disso, a Pintura integra um dos maiores projetos de sustentabilidade da empresa: a Volkswagen do Brasil é pioneira no setor automotivo a usar biometano em sua matriz energética. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de biometano, que é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das fábricas de Anchieta e Taubaté, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

A Montagem Final da fábrica de Taubaté também teve aumento de capacidade e de automatização de processos. Recebeu novos equipamentos, incluindo upgrade para recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System) e comissionamento eletrônico, melhorias no sistema doorless e montagem automática de molas nas rodas traseiras, aumentando ainda mais a capacidade e qualidade do processo.

A Logística da unidade teve aumento de 51% em peças. São 1.825 novas peças para o SUVW Tera, totalizando agora 5.385 itens movimentados na área da fábrica. Com a chegada do Novo Tera, são 65 caminhões a mais por dia, totalizando agora uma movimentação diária de 345 caminhões na unidade de Taubaté. A Fábrica Piloto, uma área de relevância em novos projetos, também recebeu investimentos em infraestrutura.

“A fábrica de Taubaté é fundamental na trajetória de sucesso da Volkswagen do Brasil. Ao longo de seus quase 50 anos, que serão celebrados em 2026, a unidade ganhou relevância na economia e na história do setor automotivo ao produzir modelos icônicos como o Gol e o Polo, também sendo reconhecida mundialmente pela produtividade e eficiência. Agora, investimos na inovação do processo produtivo e logístico para fabricar o SUVW Tera com a mais alta tecnologia e qualidade. O Novo Tera é lindo, tecnológico e inaugura um segmento inédito para a VW no País. Temos orgulho dos nossos times e a certeza que o Tera será mais um ícone de Taubaté para o mundo”, disse Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté.

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