Retrospectiva 2022: Com a realização de 300 eventos no ano, AHK São Paulo promove networking e fomento às relações bilaterais

Foto: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

Após dois anos de atividades remotas ou híbridas, 2022 foi marcado pelo retorno expressivo dos encontros presenciais na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

Com foco nas tendências, foi promovida uma intensa agenda de congressos, webinars e reuniões de grupos de trabalho para discutir as pautas mais relevantes de cada setor.
Ao todo foram promovidos cerca de 300 eventos, reunindo mais de 10 mil participantes e especialistas de diferentes setores.

No âmbito da temática de mineração, a já tradicional Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais teve sua 7ª edição novamente em formato presencial, na cidade de Nova Lima (MG), tendo como foco as discussões a respeito de temas como sustentabilidade, transição energética e digitalização nas mineradoras.

Descarbonização, indústria 5.0 e digitalização também foram temas frequentes nas discussões ao longo do ano, com destaque para a 10° edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade. O evento reuniu representantes de empresas, startups e meio acadêmico que, com sob o tema “Shaping the Future – Green and Digital Transition’”, fomentaram debates sobre os caminhos em busca de um futuro verde, tecnológico e sustentável.

Outro tema importante na agenda de eventos, Diversidade e Inclusão foi o tema central de uma série de webinars e do II Fórum Brasil-Alemanha de Diversidade e Inclusão, um espaço para troca de informações e construção de novas estratégias, buscando ferramentas para a implementação de políticas efetivas de D&I. Atentando-se ao potencial energético do Brasil e as possibilidades de cooperação com a Alemanha, foi promovida uma série de eventos para discutir soluções voltadas ao hidrogênio verde e todo o potencial brasileiro para se tornar um player global neste mercado. Este ano, a NürnbergMesse e a AHK São Paulo uniram forças para amplificar as discussões sobre o tema no Brasil. Dessa forma, a edição deste ano do já tradicional Congresso Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde foi incorporada ao Hydrogen Dialogue.

Mantido no formato digital, o congresso Don’t Forget the Animals reuniu especialistas do Brasil e da Alemanha para debater as ferramentas de promoção do bem-estar animal, contemplando animais de pequeno e grande porte, silvestres e de laboratório.

Novas plataformas de discussão também foram lançadas. Em sua primeira edição, o Fórum Brasil-Alemanha de Comunicação abordou as principais tendências do setor, trazendo especialistas para compartilhar insights sobre os assuntos mais comentados do ano, como as possibilidades e demandas do metaverso, a presença das empresas em novas plataformas de mídias sociais como o TIKTOK, e quais são os desafios para atingir a geração Z.

Publicações

Um dos pilares da AHK São Paulo é o compartilhamento de conteúdo de qualidade nas mais diversas áreas de atuação de nossos associados. Só em 2022, foram lançadas 21 publicações.
O portal Brasil-Alemanha News, plataforma que reúne informações sobre a atuação das Câmaras de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Paraná e de seus associados, contabilizou ao longo de 2022 mais de 750 publicações sobre os mais relevantes acontecimentos no âmbito das relações entre os dois países.

A tradicional Revista BrasilAlemanha ganhou uma nova edição, com foco em energias renováveis e o potencial energético do Brasil. Adicionalmente, a edição de 2021, que teve como tema principal o Hidrogênio Verde, foi vencedora regional do Prêmio ABERJE de 2022. Foi laçada também uma edição especial da publicação voltada às temáticas do setor de mineração.
A lista de publicações lançadas inclui ainda publicações jurídicas, como novas edições do So geht’s… in Brasilien e da newsletter Recht & Steuern.

Feiras e delegações

Há décadas a Câmara apoia os processos de internacionalização de empresas, atuando como ponte para a participação de diversas instituições em feiras alemãs. Neste ano, especialmente marcado pela volta dos encontros presenciais, a instituição vendeu quase 300 ingressos para participação em feiras de negócios dos mais variados setores.
Clique aqui para mais detalhes.

Institucional

O ano também foi marcado pela despedida de Thomas Timm, Vice-Presidente Executivo, que deixará o cargo a partir de janeiro de 2023, por ocasião de sua aposentadoria, e do Vice-Presidente de Marketing e Vendas da instituição, Lars Grabenschröer, que a partir de janeiro de 2023 também deixa o cargo para retornar à Alemanha. Uma celebração para centenas de convidados, incluindo autoridades, representantes de empresas, familiares e amigos, marcou a despedida de Thomas Timm. O evento também simbolizou os novos caminhos a serem traçados com a chegada da executiva Barbara Konner, que assumirá a Vice-Presidência Executiva da Câmara, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da instituição em 1916.