Câmara Brasil-Alemanha tem resultado positivo em ano marcado pela volta às feiras presenciais

Foto: Divulgação

Após dois anos de isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, as principais feiras alemãs retomaram a organização de eventos presenciais marcados por inovação e networking. Como representante oficial no Brasil de duas das maiores sociedades de feiras do mundo, a Deutsche Messe AG e Messe Berlin, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) contribuiu ativamente para esta retomada por meio da intermediação de empresas expositoras e da aquisição de ingressos para visitantes.

Como apoiadora do processo de internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios, a AHK São Paulo viabilizou a presença de seis expositores brasileiros que marcaram presença na HANNOVER MESSE, na HANNOVER MESSE USA, edição estadunidense da feira alemã, e na InnoTrans em um pavilhão brasileiro. Adicionalmente, a instituição apoiou a participação de 17 coexpositores na IAA TRANSPORTATION em pavilhão brasileiro organizado pela Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários & ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Em 2022, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo registrou um total de 399 ingressos vendidos, sendo 195 destes para participação em feiras da Messe Berlin: InnoTrans, feira líder do setor de transportes, com 193 ingressos; IFA Berlin, principal feira para a indústria de dispositivos eletrônicos, com 80 ingressos; e ILA Berlin, feira líder da indústria aeroespacial, com 22 ingressos.

A participação de brasileiros nas principais feiras organizadas pela Deutsche Messe AG também foi expressiva: IAA TRANSPORTATION (64 ingressos), feira da indústria automobilística mundial; HANNOVER MESSE (26 ingressos), feira voltada para tecnologias industriais; e INTERSCHUTZ (14 ingressos), feira líder mundial para bombeiros, serviços de resgate, proteção civil e segurança; totalizando 104 ingressos.

Ano marcado por parcerias e convites especiais

Além dos números bem-sucedidos em eventos internacionais este ano, a instituição também esteve engajada em projetos nacionais. Em março, a convite da Koelnmesse Brasil, a AHK São Paulo foi expositora na 1ª edição da ANUFOOD Brazil, feira que tem como foco a indústria alimentícia e de bebidas. A presença da instituição na plataforma permitiu a divulgação de iniciativas na geração de novos negócios, bem como dos serviços de intermediação bilateral.

Em outra participação, desta vez na feira Eletrolar Show, realizada em setembro, a instituição teve a oportunidade de divulgar e representar a IFA Berlin, principal feira mundial para a indústria de dispositivos eletrônicos.

Tendo como objetivo disseminar informações sobre as feiras internacionais e incentivar cada vez mais as participações brasileiras em grandes shows, a AHK São Paulo promoveu a iniciativa o Fit4Fairs, projeto em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) que visa apoiar e capacitar empresas brasileiras interessadas em expor nas mais relevantes feiras internacionais. A iniciativa selecionou 15 empresas para o curso.

Delegação para a Alemanha

No mês de setembro, a Missão Empresarial de Aprendizagem do Transporte à Alemanha, organizada em cooperação com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), reuniu aproximadamente 50 profissionais para visitar a feira InnoTrans, além de empresas e instituições alemãs do setor.

Considerada a mais importante plataforma do mundo para a indústria de veículos comerciais, a IAA TRANSPORTATION teve um papel marcante na programação do grupo. Durante a visitação, a delegação foi recebida por Sebastian Brunkow, Chefe do Departamento de Políticas para PMEs e Cadeias de Valor da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), idealizadora da feira. Ao longo da visita, os profissionais presentes não só fizeram um tour pelos estandes mais conceituais da feira, como também tiveram acesso a um espaço exclusivo para networking com a associação.