Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo faz balanço de ações realizadas em 2020

Foto: Divulgação AHK

O ano de 2020 foi inesperado de diversas formas. Com a crise sanitária causada pela pandemia do novo Coronavírus, as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade. Buscando sempre atender aos seus associados da melhor forma possível, mas sem abrir mão da segurança, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo tomou todos os cuidados necessários para enfrentar esse momento de crise. Os resultados dessas medidas foram apresentados em vídeo na última Reunião de Diretoria da instituição realizada no dia 3 de dezembro. 

Uma das principais ações realizadas pela instituição foi a criação de plataformas que permitiram aos associados acesso a informações relevantes e atuais sobre a pandemia. A Plataforma de Ação AHK – Coronavírus, por exemplo, criou pilares de ação voltados para o apoio aos associados, ações humanitárias, recrutamento e capacitação. Além disso, reuniu uma lista de entidades alemãs para as quais é possível realizar doações durante esse período. 

O Departamento de Inovação e Tecnologia da instituição foi responsável pela criação de uma outra plataforma, a Innovation for COVID-19, com o objetivo de facilitar a conexão entre empresas interessadas em desenvolver iniciativas para o combate dos impactos causados pela pandemia. Ao todos foram intermediadas conexões para a viabilização de dez projetos.  

Além disso, empresas alemãs também tiveram acesso a relatórios especiais em alemão sobre a situação da pandemia no Brasil, o Coronavirus-Update, incluído na tradicional publicação Wochenbericht.  

Aderindo à nova tendência de eventos online, a Câmara transformou todos os seus eventos presenciais em mais de 120 webinars realizados desde março, contando com mais de 10.000 participantes. Somadas a isso, as Reuniões de Diretoria também passaram a ser realizadas virtualmente e contaram com a presença de diversos convidados especiais com o objetivo de abrir mais uma plataforma de diálogo entre as iniciativas privada e pública. Alguns dos convidados foram o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, o economista e mentor da proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso, Bernard Appy, o Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, o Diretor-Geral Executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), Dr. Martin Wansleben e o Ministro da Casa Civil, General Walter Souza Braga Netto. 

Devido à alta demanda e interesse de empresas alemãs no mercado brasileiro as delegações empresariais continuaram acontecendo, porém em formato virtual. Somando 150 reuniões de negócio intermediadas, esses encontros contaram com a participação de 34 empresas e 600 participantes. 

Em termos de visibilidade, a Câmara produziu 76 releases sobre as atividades desenvolvidas durante o ano. Fora isso, a instituição teve 180 inserções em veículos de imprensa variados, como Época Negócios, Revista Exame, Portal UOL, entre outros. Com um total de 9.679 novos seguidores no Linkedin e 2.291 no Instagram, a instituição também aumentou significativamente o seu alcance nas mídias sociais. 

 Durante esse período, também aconteceu a posse do novo Presidente da instituição. Manfredo RübensPresidente da BASF para a América do Sul, assumiu o cargo em agosto , sendo sucessor de Philipp Schiemer, então Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e atual CEO da Mercedes-AMG.  

Adicionalmente, a Câmara deu as boas-vindas a dois novos membros em sua PresidênciaDr. Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, e Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp South America Os dois executivos se juntam a Martin Duisberg, Representante Chefe do DZ Bank, Maite Leite, Chief Country Officer e Head of Global Transaction Banking no Deutsche Bank Brasil, Tom Maes, Diretor de Vendas da Lufthansa South America, e Thomas Timm como Vice-Presidentes da instituição. 

Depois de um ano tão inesperado e repleto de trabalho em conjunto, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo se orgulha de ter conseguido adaptar suas atividades para melhor atender seus associados durante este período. Com expectativas positivas para o ano de 2021, a instituição espera continuar fomentando o relacionamento bilateral por meio de projetos, publicações e eventos.